Menu
adeus terra

Nossa civilização está chegando a um beco sem saída

1 ano ago 0 11

Nossa civilização está chegando a um beco sem saída

Costumo dizer que estamos vivendo a Era da Extinção. O que isso significa? Bem, muitas coisas. Vamos começar com um. Não usarei a palavra surpreendente com frequência – mas saiu hoje um relatório que é exatamente isso. Ele diz que as populações de animais caíram 70% desde 1970.
Isso vem de um estudo semestral o mais confiável de seu tipo. É feito pela World Wildlife Federation e pela Zoological Society of London, talvez as maiores autoridades do mundo em seus campos. Eles constroem o que chamam de “ Índice do Planeta Vivo ”, para rastrear, bem, o estado da vida no planeta Terra.

Qual é o estado da vida no planeta terra? Deixe-me colocar do jeito deles primeiro, e então eu coloco do meu jeito.

“A taxa impressionante de declínio é um aviso severo de que a rica biodiversidade que sustenta toda a vida em nosso planeta está em crise, colocando todas as espécies em risco – inclusive nós.”

“Em todo o mundo e no Reino Unido, a natureza está de joelhos e nossos líderes estão arriscando consequências catastróficas para as pessoas, o planeta e nossa economia ao não agir. Estamos nos aproximando de um planeta mais quente, onde a natureza – e com ela, nossa comida, nossas casas e meios de subsistência – será incapaz de sobreviver sem uma ação urgente agora para salvar nosso clima.”

Soa muito terrível? Agora deixe-me colocar do meu jeito.

Qual é o estado da vida no planeta terra? Está morrendo . Se 70% de qualquer coisa tivesse desaparecido de repente em 50 anos – nós, humanos, uma etnia específica, um país – diríamos que estava morrendo. Não acho que seja um exagero dizer que as pesquisas mais recentes mostram que o estado da vida no planeta Terra está sob profunda ameaça. Ameaça existencial .

Bem-vindo à Era da Extinção. Não é uma piada, não é um exercício, e o que certamente não é é um jogo. E, no entanto, é assim que, em grande parte, nossas sociedades e governos o tratam. Porque para eles, eu acho, pensando de maneira grosseira e sem sofisticação, o processo de pensamento deles é mais ou menos assim: “Alguns animais estão morrendo!”

Para ilustrar, você pode ter ouvido falar de outra história recentemente – desta vez, uma engraçada. A nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, foi ao encontro do novo rei, o rei Charles. E em vez de uma recepção calorosa e entusiasmada com palmas, o que ela ganhou? “De volta? Querido, oh querido . De qualquer forma…”

LOL. Esse é o equivalente real do ombro gelado. E você pode não saber, mas o rei Charles é um dos maiores conservacionistas do mundo . Podemos debater a política disso, mas vamos reconhecê-lo pelo que conquistou, que é colocar a conservação no mapa globalmente, tornando-a a grande paixão de sua vida. Você pode apostar que ele está seriamente preocupado com Extinction, e ainda assim para uma figura como Truss, é um jogo . Um brinquedo político, se é que isso – um peão a ser colocado no tabuleiro de suas realizações nada estelares, como explodir a libra britânica e afundar o sistema bancário do país . Por isso, “Caro, oh querido.”

Alguns de nós entendem. Mas muitos de nós não . Estamos em negação. Não registra. Não entendemos as consequências. Nossa mídia mal cobre isso, nossa cultura pop está ocupada obcecada com super-heróis, e quem tem tempo para se preocupar com os animais? Portanto, quem se importa ? E, no entanto, o que poderia ser uma questão mais séria do que a vida no planeta Terra sob ameaça existencial? Porque, bem, como estou prestes a explicar, isso nos inclui também .

O que esta pesquisa deve dizer é que o tempo para negação, minimização e ignorância acabou. Esta é agora, sem sombra de dúvida, uma das questões não apenas da nossa época, nem mesmo da história humana, mas da história profunda . É inegável agora, realmente, que o que muitos cientistas, de ecologistas a zoólogos, vêm alertando há algumas décadas, é verdade: estamos no meio de uma extinção em massa – e havia apenas cinco anteriores em tempo profundo, voltando bilhões de anos.

Mesmo se aceitarmos que a Extinção é real , por que isso importa para nós? É um caso difícil de fazer para o macaco ambulante. Os seres humanos são criaturas estranhamente egoístas. Nós macacos ambulantes cuidamos ferozmente dos nossos – mas apenas dentro dos horizontes morais mais limitados, família, clã, país. Nesta conjuntura da história humana, não nos importamos nem mesmo com todos nós . Não é como se todas as crianças do planeta Terra recebessem educação, comida ou mesmo saneamento. Então, como você faz com que os seres humanos se importem com algo tão abstrato, considerado inferior, como os animais ?

A extinção não é apenas sobre animais – é sobre tudo e todos, incluindo nós. Por que as últimas cinco extinções em massa aconteceram? Mudanças repentinas no clima, geralmente do tipo que esquenta muito rápido. Eles fizeram com que as espécies fugissem para os pólos, abandonassem seus habitats, secassem as fontes de água e, eventualmente, matassem vastas faixas de vida no planeta.

Isso é exatamente o que está acontecendo desta vez, apenas o culpado é o aquecimento global causado pelo homem. Todos os anos, ainda assim , as emissões caem no céu, o que faz com que a temperatura suba. Esses aumentos de temperatura não são distribuídos uniformemente eles atingem lugares como os polos, oceanos e florestas com muita força. Um novo tipo de clima surgiu o mega clima.

Estamos fervendo o planeta vivo. E agora nossa civilização está em risco de extinção.

À medida que o planeta ferve, os sistemas básicos de nossa civilização estão sendo estressados e começando a desmoronar. Os rios estão secando , da Europa à América e à China. Incêndios que queimam regiões inteiras, da França à Espanha, da Austrália ao Canadá, acendem. As inundações bíblicas submergem grandes porções de países inteiros, como o Paquistão .
O que tudo isso faz? Isso faz com que nossos sistemas falhem, de maneiras colossais. O oeste americano está ficando sem água. O Paquistão ficará debaixo d’água, diz o Ministro das Mudanças Climáticas, por anos . É o quarto maior fornecedor de têxteis do mundo, de algodão a couro – então imagine quanto você pagará a mais em breve por jeans, lençóis, roupas de cama, até tênis e bolas de futebol. A Índia teve quebras de safra tão intensas que parou de exportar trigo este ano, incapaz de se abastecer e ainda assim alimenta grande parte da Ásia. Os rendimentos das colheitas da Europa caíram em dois dígitos.

Nada disso deveria acontecer até 2050 ou algo assim. Em outras palavras, o aquecimento global está agora causando mega-clima que traz consigo impactos de megaescala das mudanças climáticas. E esses impactos de megaescala estão causando o fracasso civilizacional bem diante de nossos olhos. Nossa civilização está se tornando um estado falido.

Se você duvida de mim, vá em frente e pergunte por quanto tempo isso pode continuar. Este ciclo de rios secando, quebras de safra, enchentes, mega-incêndios e assim por diante, o que faz com que os preços subam rapidamente e a escassez estoure. As economias já estão no limite. O Banco Mundial e o FMI estão alertando para tempos seriamente sombrios à frente economicamente. E é só 2022 . Todos os anos a partir de agora no futuro próximo vai ser pior .

Deixe-me continuar por um momento, apenas para levar o ponto para casa. À medida que as economias mergulham em “recessão” um termo sem sentido, dado que a grande maioria das pessoas já vive no limite, então vamos chamá-lo de “ainda mais instabilidade e pobreza” o que vai acontecer? Tais climas econômicos produzem oscilações para a direita e, no entanto, grande parte do mundo já virou para a direita, de uma maneira feia, quase obscena, como a Suécia e a Itália elegendo partidos com “raízes” neonazistas, bolsonarismo ou o trumpismo ainda levando uma bola de demolição para os americanos. democracia. No final desse ciclo de caos e pobreza induzidos pelo clima, os lunáticos vencem fascistas, autoritários, totalitários, teocratas, malucos de todo tipo, pois as pessoas buscam uma mão forte, se voltam para a religião, são seduzidas por teorias da conspiração e então realmente é o fim do jogo para nossa civilização, porque provavelmente não há volta da combinação de extinção, aquecimento e neofascismo.

Esse é o futuro , tal como é, agora mesmo. A menos que recebamos a mensagem .

Deixe-me tentar destilar isso um pouco. Uma extinção da vida no planeta Terra está acontecendo . É uma vergonha e uma prova da estupidez desta época que mais pessoas provavelmente acreditem em teorias da conspiração como “a Grande Substituição” do que no fato científico e empírico de uma extinção da vida acontecendo agora .

Isso, por sua vez, é porque, dada a nossa cultura de quadrinhos, as pessoas tendem a ter uma mentalidade de quadrinhos também sobre questões como essa. Diga Extinction, e eles vêem um supervilão matando a vida na terra com algum tipo de super arma infantil, de repente, puf sumiu. Mas não é isso que uma “extinção em massa” significa, cientificamente, de forma alguma. Isso não significa que “toda a vida morre” significa apenas que grande parte dela morre. Isso não significa que acontece tudo de uma vez significa que acontece lentamente, pelo menos para os olhos humanos. E isso não significa que há um supervilão nefasto apontando um laser espacial para o planeta – significa que as causas são mais sutis. No entanto, por causa da mentalidade de quadrinhos desta época, o fato muito real, empírico, estatisticamente estabelecido e cientificamente comprovado de uma extinção da vida acontecendo neste planeta? É desconsiderado. Não é real para a maioria das pessoas. Só mais um exagero idiota. Quem se importa! Ei, eu tenho seguidores para ficar obcecado.
Deixe-me adicionar uma nota. Por que a extrema direita é tão bem sucedida? Torna-se uma missão obsessiva espalhar e regurgitar Big Lies , de eleições roubadas a genocídios raciais paranóicos. Enquanto isso, nós, de centro-esquerda, não fazemos um trabalho muito bom em… combater Grandes Mentiras com Grandes Verdades. Considere o quão bizarro e perverso é que um de nós médio não sinalize muito o fato de que vivemos em uma Era de Extinção – enquanto o lunático médio gritará a Grande Mentira do Dia do telhado mais próximo… para sempre. Assim, eles ganham, e nós não.

É nosso dever e obrigação combater Grandes Mentiras com Grandes Verdades, e não estamos indo bem o suficiente nesse quesito. Então, por favor, vá para a direita e compartilhe este ensaio – ou coisas como este ensaio, o relatório do Living Planet Index e assim por diante – discuta o assunto com seus amigos – não porque eu queira mais leitores ou fama, mas porque estamos falhando desesperadamente neste trabalho mais básico, e mostra . Lemos manchetes e relatórios como os acima, ficamos comovidos por um momento e depois damos de ombros, esquecemos e seguimos em frente, cansados. No entanto, desta forma, nosso mundo e futuro estão desmoronando.

É um fato que agora estamos vivendo uma das poucas extinções de vida neste planeta.

Entenda isso, e todo o caos e ruína desta era de repente se tornará um foco amargo e vívido. Por que os preços estão subindo vertiginosamente? Por que as pessoas aparentemente estão ficando loucas ? Por que nossos sistemas estão falhando? Por que nossas democracias estão à beira do precipício? Isso é Extinção. Isso não significa que toda a vida morre, significa que um sistema de vida se extingue, acabou, acabou, se foi, para sempre.
E através de um evento como esse, uma civilização – pelo menos uma como a nossa – dificilmente pode esperar sobreviver. Porque dependemos da vida no planeta para todos os nossos recursos básicos. Longe de competir com ela, confiamos nela. Os peixes limpam nossos rios, as árvores nos dão ar para respirar, o trigo é basicamente grama e assim por diante. A esse respeito, a morte dos animais não é um sinal fraco, mas forte, do que acontece com nossos sistemas e instituições também, um paralelo.

Agora vamos, por um breve momento, às implicações de tudo isso de uma forma mais profunda. “Os animais.” É só isso que eles são? Quanto mais “nós” aprendemos sobre “eles”, mais começamos a ver que eles têm tudo, desde emoções a memórias e relacionamentos – assim como nós. Não há um ser no mundo, ao que parece, que não esteja atento e consciente nesses níveis. Que tipo de transgressão moral estamos cometendo, então? Extinguindo bilhões e bilhões de vidas que estão profundamente conscientes e conscientes, assim como nós ?
Momentos como esses decidem quem somos. Somos apenas macacos ambulantes com um apetite insaciável pela destruição? Somos apenas máquinas freudianas cuja pulsão de morte é o impulso mais forte nelas? Você vê, o planeta nunca conheceu uma força tão destrutiva quanto nós. Não um vivo, de qualquer maneira.

Este é o momento em que a verdade sobre nós é revelada – e escolhida. Nossa civilização sobrevive se desenvolvermos a moralidade e a consciência mais elevadas que tão claramente precisamos para nos tornarmos reais sobre este momento – não a mentalidade de quadrinhos em que estamos presos agora, onde a extinção da vida no planeta Terra não é uma ameaça existencial, porque não está acontecendo de forma caricatural o suficiente. Precisamos deixar de ser consumidores e exploradores para verdadeiros criadores, construtores, pastores e nutridores – da vida neste planeta, cuidando de nossos primos e amigos, de árvores a peixes, rios e mamíferos, que em troca cuidam de nós. A mentalidade da era industrial – estamos competindo com eles, todos eles, de outros tipos de macacos ambulantes, aos seres inferiores conhecidos como animais, à natureza, que está lá apenas para ser devastada – não funciona . Está pronto. Sobre. Conduziu aqui, a este lugar chamado Extinção.

Nossa civilização está chegando a um beco sem saída. Isso é o que realmente é Extinção. E cabe a nós encontrar uma saída, ou definhar aqui, por um século ou mais, imaginando o que deu errado? Como lunáticos de todo tipo devastam países e nações e assumem governos, enquanto as pessoas descem à pobreza e se amontoam com medo. Ainda temos uma escolha . Mas, como dizem, até a inação também é.