Desapegar de itens usados e utilizá-los como uma forma de gerar renda pode ser uma alternativa em diferentes situações. Especialmente quando se sabe o que gera uma boa renda e também o local ideal para vendas.
Embora possa ser um formato de vendas que em um primeiro momento não seja dos mais atrativos, com pesquisas e outras informações é possível que uma pessoa que venda algo que já teve uso possa encontrar por clientes que buscam este formato.
Isso porque, em grande parte dos casos, alguns produtos novos contêm preços mais elevados e fora do orçamento, o que não ocorre com a venda de usados que ainda podem enriquecer o ambiente de uma sala planejada para apartamento pequeno, por exemplo.
O mercado de itens usados passou a ganhar ainda mais força com a presença da internet e com plataformas ou empresas observando que a modalidade também oferece bons lucros, bem como uma grande procura.
Por isso e para quem deseja ganhar dinheiro com os itens usados é fundamental compreender e identificar o que pode ou não pode ser vendido de segunda ou terceira mão.
Isso do mesmo modo que compreender sobre quais são os aplicativos e as plataformas que possibilitam essa ação também é um meio de ganhar dinheiro com os itens usados.
Como identificar o que pode ser vendido?
O início da venda de produtos que já se tem algum tempo de uso pode ocorrer por diferentes motivos, podendo-se apontar:
- Mudança de hábito;
- Excesso de itens;
- Troca de estilo;
- Participação em bazar;
- Falta de dinheiro.
Um dos principais motivos que levam a identificação de itens usados são as mudanças de hábitos. Desde o comportamento até a percepção do que é ou não necessário, determinados objetos passam a ganhar uma perspectiva diferente quando se há mudanças.
Por isso, procurar itens que podem ser utensílios, objetos pessoais ou até mesmo determinados equipamentos é uma forma de fazer com que a mudança possa oferecer bons lucros ao indivíduo.
Isso do mesmo modo que o excesso de itens também é uma forma de identificar o que pode ou não ser comercializado.
Se um cuidador de pessoas acamadas tiver a percepção de que há itens de trabalho que foram comprados em grande quantidade, eles podem ser vendidos.
Tendo essa coleta, é fundamental que todos os ângulos do que será vendido sejam analisados para que um preço justo seja imposto e com isso não faça o comprador sentir-se enganado diante da nova aquisição.
O começo da venda quando se tem itens em excesso pode ser para o ciclo social, sempre dentro do preço que é justo ou então pedir ajuda para que eles possam divulgar nos canais que forem utilizados para venda.
Itens como presentes recebidos ou itens que foram comprados de modo impulsivo e que reforçam a sensação de acúmulo são propícios para serem identificados como usados, podendo assim ser vendido.
Entre os principais, podem-se ter livros sobre diferentes assuntos, desde sobre manutenção de extintores nível 1 2 e 3 até mesmo os que não estão mais enquadrados nos gêneros literários favoritos, roupas ou até mesmo utensílios no geral.
Isso do mesmo modo que a sensação de acúmulo ocorre e a mudança de hábito também contribui para que se tenha a identificação do que pode ou não ser vendido, a troca de estilo também entra na categoria de como ganhar dinheiro com itens usados.
Por exemplo, se o indivíduo realizava um curso de formação de piloto comercial, pode vender os materiais que foram usados nas aulas para outros que buscam a formação, sendo até mesmo uma economia para o outro lado com a busca de livros mais baratos.
A troca de estilo é algo que também contribui para que se tenha um ganho com itens usados, porque ao serem dispensados em uma primeira mão é possível serem convertidos em montante para que ajude na construção dos novos gostos.
Por isso, listar o que se enquadra e o que pode ser vendido é um modo de fazer com que os itens usados passem a ganhar um novo significado e propósito na mão do seu novo proprietário.
Participações em bazares também são ótimos modos para se vender itens usados e ganhar dinheiro. Isso porque, com uma boa apresentação, pode-se resultar em um ótimo negócio, até mesmo em uma divulgação mais aprimorada para o ciclo social dos compradores.
Oferecer lanches, com essa ação, ou outras refeições que gerem um estímulo é uma forma de ganhar dinheiro e a ação ser bem-vista por quem frequentar o local, por isso buscar por meios de como realizar um bazar é algo que contribui para isso.
Isso até mesmo em relação ao formato virtual, uma vez que ao pesquisar sobre quanto custa trocar embreagem na página ou na plataforma onde está sendo realizada a venda do bazar, o usuário pode adquirir o que é desejado.
E se o motivo pelo qual a venda está ocorrendo for a falta de dinheiro, antes da venda é preciso que se tenha uma revisão nas despesas que são consideradas não essenciais para que até mesmo haja alternativas de conquistar o montante.
Porém, se a decisão for mantida, é preciso verificar se não fará falta em um momento futuro. Para que este formato possa oferecer bons resultados, é aconselhável que se vendam itens variados.
Isso assim como também ter boas fotos para que a atenção seja captada e com isso, a venda do varal de teto secalux instalação, por exemplo, ocorra de uma forma mais rápida.
Com a identificação do que pode ou não ser vendido torna-se possível que se descubra plataformas ou aplicativos voltados para este nicho de mercado, oferecendo um conhecimento maior sobre como ganhar dinheiro com os itens usados.
Aplicações e plataformas para vendas de itens usados
Aplicativos ou plataformas estão sendo cada vez mais presentes dentro do mercado, até mesmo para contribuir com a venda de itens usados.
Até mesmo em um treinamento bombeiro militar com itens como livros e outros materiais didáticos. E entre os aplicativos ou plataformas mais usadas para vendas podem-se destacar o Mercado Livre, Shopee, Enjoei, OLX ou outros formatos de marketplaces.
Seja em versão mobile, seja também em site, o Mercado Livre é um ambiente do qual pode-se vender tantos itens novos como usados. Contando com uma estrutura que auxilia ambos os lados, o Mercado Livre passa a ser procurado por quem deseja preços baixos.
Isso é o que contribui para o consumidor que deseja algo que é difícil de ser encontrado e pode ser de segunda mão. Porém, é fundamental que tenha nas descrições as condições que o produto se encontra.
E isso para que o feedback posterior que o cliente relatar na plataforma possa contribuir e, também, para que outros clientes também conheçam a reputação de quem está vendendo os itens e, com isso, possam consumi-los ou adquiri-los.
Assim como o Mercado Livre, outra plataforma que também é encontrada de forma mobile é a Shopee.
Ela acaba tendo algumas diferenças, como o uso de períodos sazonais do mercado para criar promoções, que acabam se transformando em uma forma de conquistar o consumidor.
E isso sobretudo por causa dos cupons de desconto que são frequentemente disponibilizados, gerando um incentivo a mais no produto que está sendo ofertado.
Tanto a OLX como a Enjoei foram criadas especialmente para que os itens usados pudessem ganhar um foco, e o seu acesso é predominantemente pelos consumidores que buscam por esse formato de produto.
Em alguns casos, usar outros marketplaces como plataformas para as vendas também se transforma em uma boa opção, algo que, na verdade, eleva ainda mais a necessidade de compreender se o canal usado está alinhado com este modelo de mercado.
Para que as vendas ocorram sem empecilhos, é fundamental conhecer as regras e os termos dos aplicativos para fazer com que desse modo a conquista do montante ocorra com a venda dos itens usados.
Considerações finais
A venda de itens usados passou a se tornar ainda mais comum com a presença da internet dentro do mercado. Sendo uma forma de conquistar um dinheiro extra ao se desfazer de algo por determinados motivos, os itens usados devem estar em bom estado para a ação.
Isso porque consumidores desse formato buscam por objetos e até mesmo equipamentos que possam contribuir com suas ações sem que tenham gastos altos, o que eleva ainda mais a importância da manutenção dos itens.
Seja com bazares presenciais, seja com bazares virtuais, assim como desfazer de determinados equipamentos de uma casa de repouso, a venda dos itens ganhou força com a internet devido às plataformas que são voltadas para esse mercado.
Ambos acabam oferecendo variadas opções de acordo com o que o vendedor deseja e o consumidor busca; sejam sites, sejam aplicativos, ambos são formas de fazer com que o modelo de venda seja positivo para ambos os lados.
Com fotos valorizando o produto, descrição detalhada e outros pontos que contribuam com a venda, é possível que o negócio seja algo que proporcione novas oportunidades com o montante que for conquistado.
E, com isso, abre-se espaço físico para novas oportunidades ou até mesmo para o direcionamento de receita à uma nova aquisição ou à alguma realização pessoal.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.