Conseguir investimento para o negócio é fundamental para empreendedores que estão iniciando uma empresa nova ou para aqueles que querem fazer a organização crescer.
O aporte financeiro é como se fosse um empurrão que muitas companhias precisam para alcançar novos patamares em seu mercado de atuação. Os empreendedores podem conseguir investimentos de várias maneiras.
O tipo de investimento também depende da fase em que o negócio se encontra, do tipo de produto que vende e do quanto ele precisa. O empreendedor precisa conhecer os diferentes tipos de investidores para que assim fique mais fácil apresentar a empresa.
Essa apresentação é fundamental porque é assim que o empreendedor consegue fazer com que outras pessoas apostem em sua ideia. É importante saber trabalhar esse processo porque os investidores correm riscos com o negócio.
Um dos passos mais importantes na hora de buscar investidores é saber claramente o que o indivíduo quer como empreendedor. É fundamental definir alguns planos e considerar diferentes pontos.
Para facilitar o processo, este artigo vai explicar como fazer um plano de negócios sólido, apresentar os diferentes tipos de investimentos e dar algumas dicas para desenvolver um bom pitch.
Como fazer um plano de negócio
O plano de negócios é um documento importante porque traz detalhes sobre o negócio e mostra claramente para os investidores o quanto ele é viável. Para alcançar esse propósito, é necessário seguir algumas práticas. São elas:
- Fazer pesquisas contínuas;
- Conhecer o mercado;
- Criar um bom índice;
- Não revelar segredos;
- Escrever um sumário sólido;
- Criar um plano legível.
Se uma empresa de carenagem para mini quadriciclo quiser ser líder de seu mercado daqui a alguns anos, precisa saber o porquê e as ações que deve tomar.
Agora, se o empreendedor garante que a equipe de gestão é experiente e qualificada para promover o crescimento da organização, também precisa comprovar essas qualificações, usando currículos e portfólios.
O mercado é formado por vários players, como investidores e credores, e para que seja saudável, também precisa de concorrentes. Diante disso, é muito importante fazer uma pesquisa para entender o setor e a atuação dos concorrentes.
A melhor forma de fazer isso é por meio de uma pesquisa de mercado, mas o plano de negócios também precisa de um índice organizado, uma vez que vai servir como ponto de partida para o documento.
Ele deve contar com todos os tópicos relevantes, além de seções sobre missão, visão e valores da empresa, dados financeiros, estratégias de mercado e cenários de crescimento estimado.
Se uma nova marca de bloqueador de rastreador veicular pretende compartilhar o plano de negócios com potenciais investidores, precisa exigir confidencialidade.
Ao mesmo tempo, é importante ter em mente que os investidores mais sofisticados não estão dispostos a assinar acordos de sigilo tão facilmente. Mesmo assim, a confidencialidade não deve ser deixada ao acaso.
O empreendedor precisa proteger a si e seu novo empreendimento, por meio de um aviso legal, pois assim o plano de negócios estará alinhado aos objetivos e estratégias.
Os investidores são pessoas ocupadas, por isso muitos preferem se concentrar no sumário executivo e folhear seções específicas. Ao criar um sumário forte, as chances de chamar a atenção dessas pessoas são muito maiores.
Por fim, um bom plano de negócios precisa ser atraente, estimulante, informativo e interessante, contando com detalhes fundamentais para não sobrecarregar o leitor. Também é recomendável fazer uma revisão de gramática criteriosa.
Tipos de investimentos para negócio
Além de elaborar um bom plano de negócios, também é fundamental conhecer os tipos de investimentos mais comuns para as empresas.
Um deles é a sociedade, que permite encontrar um parceiro para o negócio, podendo ser um amigo, um familiar, entre outras possibilidades. O objetivo é encontrar alguém que tenha capital para investir no crescimento do projeto.
Um fabricante de bicicleta dobrável feminina também pode contar com investidores anjo. Costumam ser pessoas físicas que apostam em um negócio, colocando uma quantia de dinheiro para fazê-lo crescer.
São investidores que já atuam no universo corporativo e o empreendedor pode encontrar alguém que realmente acredite no potencial do negócio e que tenha experiência.
Outra opção são os fundos de investimento que contribuem com o crescimento de novas organizações, e os valores costumam ser bem altos. Da mesma forma como nos casos anteriores, os investidores terão uma participação nos lucros.
O crowdfunding é como se fosse uma vaquinha em que várias pessoas contribuem com pequenas cotas para que o empreendedor possa desenvolver seu projeto. É mais comum em organizações que pretendem desenvolver produtos inovadores.
Por fim, existem as incubadoras que consistem em reduzir os custos da empresa e aplicar o dinheiro no crescimento do negócio. O empreendedor tem acesso a um local de trabalho sem custos, com mão de obra barata e mentorias.
Mas quem está abrindo um novo negócio, por exemplo, uma empresa especializada em fusão de fibra óptica, também precisa de um pitch.
Como fazer um bom pitch para o negócio
Pitch é como se fosse um discurso de venda, sendo uma palavra que dá nome às apresentações que têm como objetivo conquistar o comprador ou investidor.
É uma estratégia usada para convencer alguém sobre algo, mas para cumprir sua função, precisa ser bem elaborada. Algumas dicas para isso são:
Trabalhar uma lógica
A montagem do pitch consiste em pensar nas informações que as pessoas gostariam de saber sobre a história da empresa. Ele precisa ser organizado em uma linha lógica e que permita aos usuários acompanharem a narrativa de maneira fluida.
É necessário determinar todos os elementos que não podem faltar e construir uma linha lógica entre eles.
Trabalhar o autoconhecimento
Todas as estratégias usadas por uma marca, por exemplo, a distribuição de flyer personalizado, precisam ser pensadas de acordo com suas características, e na hora de elaborar o pitch não é diferente.
Só que boa parte da dificuldade em montar esse recurso vem justamente do fato de que ele exige um pouco mais de autoconhecimento sobre a empresa e suas ações.
A organização precisa saber quais são os pontos fortes e fracos para que sejam mostrados na apresentação, assim, os futuros investidores vão perceber que o gestor realmente conhece sua empresa.
Priorizar o que é importante
Alguns gestores acabam fazendo apresentações extremamente detalhistas, falando sobre suas experiências, ao invés de simplesmente criar uma narrativa realmente boa.
Mas isso pode atrapalhar em alguns aspectos, por isso, o ideal é tratar daquilo que é realmente mais importante na trajetória do negócio.
Apresentar os resultados
Se uma clínica especializada em cuidador de pessoas acamadas for apresentar seus feitos, também vai precisar apresentar os resultados dessas ações.
Esse processo fica melhor ainda se a companhia usar números e demonstrar os resultados provenientes das ações.
Destacar os diferenciais
Também é muito importante mostrar quais são as vantagens competitivas da solução no mercado em que atua. O ideal é se comparar com marcas que possuem uma fatia maior no segmento.
Mas na hora de fazer essa comparação, é imprescindível mostrar de que maneira o produto ou serviço da empresa que está apresentando o pitch é mais vantajoso do que a solução trazida pelo principal concorrente no mercado.
Explanar a proposta
Na hora de apresentar o pitch para um investidor, é necessário evidenciar em qual estágio o negócio se encontra, o valor do investimento que procura e de que modo a quantia será usada.
Depois de fazer isso, supondo que o projeto seja uma clínica com nutricionista casa de repouso, é necessário perguntar para os possíveis investidores se eles têm interesse em avaliar.
Agora, se o pitch estiver sendo apresentado para um cliente, é necessário falar sobre a proposta comercial.
Transparecer tranquilidade
Alguns empreendedores ficam muito ansiosos e nervosos diante de possíveis investidores para seus projetos, mas esses sentimentos não podem dominar o indivíduo no momento de elaborar e apresentar seu pitch.
Mesmo sendo difícil controlar essa sensação, é fundamental tocar a apresentação, mesmo que a sensação de ansiedade seja muito intensa.
Os investidores estão acostumados a lidar com empreendedores de vários segmentos, desde uma empresa especializada em toy art loja até startups. Por isso, eles também sabem que as pessoas se sentem um pouco nervosas nesse momento.
O papel do empreendedor é mostrar claramente todos os pontos importantes para vender sua ideia, lembrando que os investidores estão acostumados com o nervosismo e a ansiedade na hora da apresentação.
Considerações finais
Conseguir investimentos para o negócio é muito importante para que ele possa crescer e se destacar em seu mercado de atuação.
Por meio de um plano de negócios e de um bom pitch, o empreendedor vai conseguir o tipo de investimento que precisa para que seu projeto saia do papel e comece a acontecer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.