Promover o negócio no Instagram é uma estratégia muito promissora e é justamente por isso que tantos empreendedores e gestores investem nessa rede social.
Trata-se de uma das plataformas que mais crescem no mundo, por isso, seria um erro tentar esconder o poder do Instagram para as empresas. O Brasil é um dos países com o maior número de usuários ativos e praticamente todos eles seguem uma marca.
O engajamento dos usuários também é muito alto, chegando a ser quinze vezes maior do que no Facebook. Isso mostra o potencial de usar o Instagram para negócios, principalmente devido ao crescimento constante da plataforma.
Qualquer organização que queira potencializar sua estratégia de marketing, precisa contar com essa ferramenta. Para se ter uma ideia, 82% dos usuários seguem perfis de organizações.
Além disso, cerca de 52% já compraram alguma coisa porque viram nessa rede social, sem falar nos 42% que já utilizaram o Instagram para tirar dúvidas ou fazer uma reclamação.
Mais do que poder aproveitar todo o potencial desse recurso, é um canal que permite diferentes estratégias. Por isso, este artigo vai explicar como usar o Instagram, dicas para promover o negócio na plataforma e quais são os motivos para fazer isso.
Como usar o Instagram para negócios
Para usar corretamente o Instagram para negócios, primeiro a organização precisa saber quem é seu público-alvo. Qualquer companhia que queira usar a plataforma, deve saber exatamente o tipo de conteúdo que seus seguidores consomem.
É dessa forma que a marca saberá se o consumidor está interessado em ver imagens com dicas relacionadas ao mercado de atuação, se ele prefere conteúdos que vão direto ao ponto ou se ele prefere algo mais criativo e subjetivo.
Uma empresa de reparo botão home iPhone 7 deve conhecer a fundo usar hábitos de consumo das pessoas, no que diz respeito a conteúdos, para entregar materiais sempre relevantes.
Se a marca tiver alguma dúvida em relação a isso, pode fazer pesquisas para investigar o comportamento do público e perguntar diretamente para o consumidor quais são suas preferências.
Quando realmente começar a preparar as estratégias para o Instagram, vai usar melhor as ferramentas que ele oferece, como:
- Fotos;
- Vídeos;
- Enquetes;
- Stories.
Também é muito importante publicar e engajar o público frequentemente, caso contrário, é como se a marca não tivesse uma conta no Instagram.
O perfil não pode ficar parado porque a falta de atualização faz com que os seguidores percam o interesse. É crucial ter em mente que quando alguém chega até o perfil e vê apenas publicações antigas, pode até mesmo pensar que a empresa não existe mais.
Como promover o perfil da marca no Instagram?
Uma confecção de camiseta amarela lisa infantil pode promover o perfil de sua marca no Instagram para conseguir resultados ainda melhores, e algumas formas de fazer isso são:
Publicar material de qualidade
Quando se trata de conteúdo de qualidade, é necessário desenvolver materiais compatíveis com as necessidades e preferências da audiência, assim, a organização consegue desenvolver postagens realmente interessantes.
As publicações de qualidade são conteúdos criados especialmente para o público que a organização quer atingir e que estão totalmente alinhados com a estratégia.
É fundamental saber exatamente quem o negócio pretende atingir, pois só assim a marca vai saber o tipo de conteúdo que deve publicar.
Estabelecer dias e horários
Para ter um perfil de sucesso no Instagram, é indispensável saber o tempo certo de publicar. Quando isso é feito com planejamento, a companhia consegue atrair mais oportunidades e aumentar a visibilidade junto aos clientes e potenciais clientes.
Entretanto, é essencial lembrar que não existe apenas um único dia ou horário que pode ser considerado ideal. O melhor a se fazer é realizar alguns testes, publicando em horários e dias diferentes.
Depois, a organização deve monitorar os resultados e assim entender qual é o timing certo para suas publicações.
Criar um calendário editorial
Uma empresa de automação pneumática industrial também precisa planejar a publicação de conteúdos. Se isso não for feito, a estratégia pode ser extremamente prejudicada.
O perfil ainda corre o risco de ser abandonado ou as publicações começam a se repetir. A melhor forma de evitar tudo isso é criar um calendário editorial, com todos os assuntos das publicações, datas e outras orientações importantes.
É um planejamento que deve ser feito com muita antecedência, sempre deixando espaço para inserções que podem surgir de uma hora para outra.
Criar o próprio estilo de publicação
O público precisa reconhecer o tom de voz e os elementos visuais da marca, independentemente do canal utilizado, e essa premissa também é muito importante para o Instagram.
Todas as peças de marketing criadas por um fabricante de crachá sem foto precisam seguir as diretrizes da marca, e isso inclui imagens e textos.
Errar nesse sentido vai fazer com que a organização tenha dificuldades para manter sua identidade nos canais digitais.
Usar boas hashtags
Para aumentar ainda mais o alcance das publicações no Instagram, a melhor estratégia é utilizar hashtags. Elas possuem um feed próprio que reúne as publicações que utilizaram o mesmo termo e essas palavras ajudam a representar o negócio.
Contudo, a organização precisa pensar no jeito certo de utilizar as hashtags, preferindo palavras que realmente estão relacionadas aos produtos e serviços.
Depois, basta conferir se elas são usadas pelo público e incluí-las nas publicações para atrair pessoas que ainda não conhecem o perfil do negócio.
Interagir com o público
A empresa consegue melhorar os níveis de engajamento da audiência no Instagram, usando a plataforma como aquilo que ela realmente é: uma rede social. Em outras palavras, ele não deve ser visto como canal de vendas e para fazer apenas divulgações.
Quando uma pessoa quer comprar alguma coisa, entra no Google e pesquisa o que precisa, por exemplo, portão basculante com vidro preço. Porém, quando o usuário acessa o Instagram, não tem a intenção de comprar nada.
As organizações precisam ter um tempo do dia para responder interações com os seguidores e pessoas que ainda não seguem o perfil.
As interações podem acontecer tanto através de comentários quanto por meio de mensagens diretas e a empresa não deve deixar os seguidores sem resposta, inclusive quando o comentário é uma crítica.
Motivos para promover o negócio no Instagram
Não faltam razões para que as empresas invistam no Instagram para promover sua própria marca, produtos e serviços. Alguns motivos para fazer isso são:
- O público está presente;
- Fácil participação;
- Presença de concorrentes;
- Mais interação com o público.
Para uma confecção de cortina de linho sob medida, uma das maiores vantagens do Instagram está na facilidade em utilizá-lo. A companhia só precisa escolher uma imagem ou vídeo e publicar uma legenda voltada para o público.
A própria plataforma conta com efeitos que melhoram a postagem, além do fato de ser um canal muito mais leve por conta do tipo de material e do uso de hashtags.
Quando a companhia utiliza uma hashtag em determinado termo, ele se torna clicável, ou seja, o usuário pode clicar sobre ele, o que aumenta o alcance da publicação.
Também não se pode ignorar o fato de que os conteúdos audiovisuais estão crescendo muito na internet isso acontece porque desperta a curiosidade das pessoas, é do interesse delas e leva mais informação.
Um fabricante de válvula borboleta flangeada pode usar o Instagram para transmitir esse tipo de conteúdo que vai ajudar a conceituar a marca, melhorar seu posicionamento no mercado e gerar mais vendas.
As companhias precisam se lembrar que da mesma forma como seu público-alvo está presente no Instagram, seus concorrentes também estão. Qualquer companhia que não siga o mesmo caminho, corre o risco de ser esquecida.
Mas é um engano pensar que basta criar o perfil da organização no Instagram que está tudo certo. Na verdade, esse processo envolve um planejamento prévio sobre como usar a marca no Instagram e como capitalizar as hashtags.
Para uma empresa que aluga salão de festa para casamento, isso é muito importante porque pode interferir até mesmo em suas vendas.
E tudo começa com uma boa interação com o público, visto que as redes sociais cumprem o papel de aproximar organizações e consumidores, e é a partir desse relacionamento promissor que as vendas melhoram muito.
Considerações finais
Não é novidade para ninguém a importância de investir no Instagram para divulgar a marca, seus produtos e serviços. Independentemente do segmento do negócio, ele precisa estar presente nesse canal.
Entretanto, além de criar um perfil, é indispensável investir em estratégias que vão promover o negócio nessa rede social, aproximando cada vez mais os seguidores e estreitando a relação entre marca e cliente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.