Menu
As novas tecnologias em entretenimento

As novas tecnologias em entretenimento

1 ano ago 0 8

Se antigamente nós podíamos contar nos dedos o que faríamos para nos entreter ao longo da semana, atualmente, com as novas tecnologias, é impossível escolher apenas um. Streaming, videogames, óculos de realidade aumentada, etc.

 

Devemos comentar também que muitas delas saíram da diversão e entraram no universo corporativo. Ou seja, uma marca de compressor de ar pode investir num sistema que mostre, de forma virtual, todos os modelos do catálogo e quais deles poderão aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso, vapor de água ou hidrogênio em menos tempo.

 

Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente.

 

As novas tecnologias em entretenimento

 

O avanço da tecnologia tem possibilitado cada vez mais formas de entretenimento para as pessoas. Com o uso de dispositivos móveis, smart TV’s, videogames e outras plataformas digitais, o acesso a conteúdos diversificados se tornou mais fácil e acessível.

 

Entre elas, a realidade virtual permite que as pessoas mergulhem em um mundo totalmente digital, criando uma experiência imersiva e envolvente. Ao mesmo tempo, a realidade aumentada mescla elementos digitais com o mundo real, desta forma, o usuário poderá interagir com objetos e informações virtuais em tempo real.

 

O investimento em games com esse tipo de tecnologia, podem proporcionar uma experiência única e envolvente. 

 

Alguns exemplos, como o Pokémon Go (que foi uma febre, mas já caiu no esquecimento), que utiliza a realidade aumentada para colocar os personagens no mundo real, e o Beat Saber, onde os jogadores utilizam sabres de luz para cortar blocos no ritmo da música.

 

Tudo isso é tão imprescindível para as novas gerações quanto uma porca gaiola é para o setor de construção e montagem. Outra tecnologia em ascensão é a inteligência artificial. Com ela, é possível criar assistentes virtuais e chatbots que irão interagir com as pessoas. 

 

Exemplos já propagados são a Siri da Apple ou o Google Assistant. E, voltando aos games, diversos deles têm essa configuração para criar personagens não jogáveis mais realistas e imprevisíveis.

 

As plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+, também têm ganhado espaço no mercado de entretenimento. Com uma grande variedade de conteúdo disponível, essas plataformas oferecem uma alternativa para as pessoas que preferem assistir a filmes e séries em casa, ao invés de ir ao cinema.

 

E é sobre elas que iremos falar logo abaixo. 

Nesta pauta, vamos explorar as novas tecnologias em entretenimento que estão mudando a forma como as pessoas consomem e interagem com conteúdos de lazer.

Como os streamings de filmes e séries usam as novas tecnologias em sua programação?

 

Os serviços de streaming se propagaram nos últimos tempos e a Netflix não reina mais absoluta. Hoje ela tem como concorrentes: a Prime Vídeo, a HBO Max, a Disney Plus, a Star Plus e diversas outras marcas de menor expressão. 

 

Uma das razões por trás desse sucesso é o uso de novas tecnologias para oferecer aos usuários experiências cada vez mais imersivas. A já citada Netflix, por exemplo, investe fortemente em inteligência artificial e aprendizado de máquina para personalizar a experiência do usuário.

 

Isso faz com que sejam recomendados conteúdos com base no histórico de visualização e preferências. A empresa também usa essas tecnologias para melhorar a qualidade do vídeo e reduzir o tempo de carregamento, o que significa que o conteúdo começa a ser reproduzido mais rapidamente e com menos interrupções.

 

Outra forma de utilização de novas tecnologias é através da criação de conteúdo interativo, permitindo que o espectador tenha escolhas que afetem o desenrolar da história. Por acaso já assistiu a Black Mirror: Bandersnatch? 

 

Ali, o espectador é convidado a tomar decisões que afetam o curso da narrativa. Essa é uma forma inovadora de engajar o público e criar uma experiência mais imersiva. Ou seja, com tamanha concorrência, pensar nessas diferenciações será como ter uma placa solar para geração de mais energia e alcance.

 

Já a Amazon Prime utiliza tecnologia como a Realidade Aumentada para criar experiências únicas, como no caso da série “The Marvelous Mrs. Maisel”. A empresa criou um aplicativo que permite que os espectadores façam um tour virtual pelos sets da série, explorando os cenários em detalhes e aprendendo mais sobre o processo de produção.

 

Não dá para deixar de citar os chatbots, pois todas essas grandes marcas necessitam de um cuidado especial com os clientes. E se eles precisam tirar dúvidas, fazer alterações em seus planos, acertar termos contratuais, etc., a rapidez nestes casos é primordial.

 

Mas isso também pode ser usado em qualquer outro ramo, como o de chapa de ACM. Já que os profissionais do setor não podem se ater apenas a questões práticas. É correto dizer que muitas pessoas perguntarão o que é esse produto.

 

Você dirá que eles são compostos por duas chapas de alumínio com uma chapa de polietileno em seu interior. E geram leveza, força e resistência. Mas e se as dúvidas forem outras, saberá responder?

 

Essas pequenas dicas devem ser apreendidas, pois é impressionante a forma com que os streamings, sejam eles de filmes e séries ou de videogames, lidam com essa prática.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.