Se antigamente nós podíamos contar nos dedos o que faríamos para nos entreter ao longo da semana, atualmente, com as novas tecnologias, é impossível escolher apenas um. Streaming, videogames, óculos de realidade aumentada, etc.
Devemos comentar também que muitas delas saíram da diversão e entraram no universo corporativo. Ou seja, uma marca de compressor de ar pode investir num sistema que mostre, de forma virtual, todos os modelos do catálogo e quais deles poderão aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso, vapor de água ou hidrogênio em menos tempo.
Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente.
As novas tecnologias em entretenimento
O avanço da tecnologia tem possibilitado cada vez mais formas de entretenimento para as pessoas. Com o uso de dispositivos móveis, smart TV’s, videogames e outras plataformas digitais, o acesso a conteúdos diversificados se tornou mais fácil e acessível.
Entre elas, a realidade virtual permite que as pessoas mergulhem em um mundo totalmente digital, criando uma experiência imersiva e envolvente. Ao mesmo tempo, a realidade aumentada mescla elementos digitais com o mundo real, desta forma, o usuário poderá interagir com objetos e informações virtuais em tempo real.
O investimento em games com esse tipo de tecnologia, podem proporcionar uma experiência única e envolvente.
Alguns exemplos, como o Pokémon Go (que foi uma febre, mas já caiu no esquecimento), que utiliza a realidade aumentada para colocar os personagens no mundo real, e o Beat Saber, onde os jogadores utilizam sabres de luz para cortar blocos no ritmo da música.
Tudo isso é tão imprescindível para as novas gerações quanto uma porca gaiola é para o setor de construção e montagem. Outra tecnologia em ascensão é a inteligência artificial. Com ela, é possível criar assistentes virtuais e chatbots que irão interagir com as pessoas.
Exemplos já propagados são a Siri da Apple ou o Google Assistant. E, voltando aos games, diversos deles têm essa configuração para criar personagens não jogáveis mais realistas e imprevisíveis.
As plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+, também têm ganhado espaço no mercado de entretenimento. Com uma grande variedade de conteúdo disponível, essas plataformas oferecem uma alternativa para as pessoas que preferem assistir a filmes e séries em casa, ao invés de ir ao cinema.
E é sobre elas que iremos falar logo abaixo.
Como os streamings de filmes e séries usam as novas tecnologias em sua programação?
Os serviços de streaming se propagaram nos últimos tempos e a Netflix não reina mais absoluta. Hoje ela tem como concorrentes: a Prime Vídeo, a HBO Max, a Disney Plus, a Star Plus e diversas outras marcas de menor expressão.
Uma das razões por trás desse sucesso é o uso de novas tecnologias para oferecer aos usuários experiências cada vez mais imersivas. A já citada Netflix, por exemplo, investe fortemente em inteligência artificial e aprendizado de máquina para personalizar a experiência do usuário.
Isso faz com que sejam recomendados conteúdos com base no histórico de visualização e preferências. A empresa também usa essas tecnologias para melhorar a qualidade do vídeo e reduzir o tempo de carregamento, o que significa que o conteúdo começa a ser reproduzido mais rapidamente e com menos interrupções.
Outra forma de utilização de novas tecnologias é através da criação de conteúdo interativo, permitindo que o espectador tenha escolhas que afetem o desenrolar da história. Por acaso já assistiu a Black Mirror: Bandersnatch?
Ali, o espectador é convidado a tomar decisões que afetam o curso da narrativa. Essa é uma forma inovadora de engajar o público e criar uma experiência mais imersiva. Ou seja, com tamanha concorrência, pensar nessas diferenciações será como ter uma placa solar para geração de mais energia e alcance.
Já a Amazon Prime utiliza tecnologia como a Realidade Aumentada para criar experiências únicas, como no caso da série “The Marvelous Mrs. Maisel”. A empresa criou um aplicativo que permite que os espectadores façam um tour virtual pelos sets da série, explorando os cenários em detalhes e aprendendo mais sobre o processo de produção.
Não dá para deixar de citar os chatbots, pois todas essas grandes marcas necessitam de um cuidado especial com os clientes. E se eles precisam tirar dúvidas, fazer alterações em seus planos, acertar termos contratuais, etc., a rapidez nestes casos é primordial.
Mas isso também pode ser usado em qualquer outro ramo, como o de chapa de ACM. Já que os profissionais do setor não podem se ater apenas a questões práticas. É correto dizer que muitas pessoas perguntarão o que é esse produto.
Você dirá que eles são compostos por duas chapas de alumínio com uma chapa de polietileno em seu interior. E geram leveza, força e resistência. Mas e se as dúvidas forem outras, saberá responder?
Essas pequenas dicas devem ser apreendidas, pois é impressionante a forma com que os streamings, sejam eles de filmes e séries ou de videogames, lidam com essa prática.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.