Menu

As inovações tecnológicas mais recentes: como a tecnologia está mudando o mundo e criando novas oportunidades?

9 meses ago 0 6

Com o avanço da tecnologia, o mundo está passando por uma transformação significativa e os gestores precisam ligar uma espécie de luminária de emergência para não ficarem para trás. 

 

O desenvolvimento de novas tecnologias está criando oportunidades em diversos campos, desde a medicina até a indústria de entretenimento. Por isso, para compreendermos melhor este tema, criamos um texto falando sobre inovação e muito mais. Ficou curioso? Então, continue com a gente!

 

Inovações tecnológicas que estão mudando o mundo

 

  • A inteligência artificial é uma das tecnologias mais promissoras do século XXI. Com a capacidade de aprender, adaptar-se e melhorar com o tempo, tem o potencial de revolucionar a forma como vivemos.

 

Esse conceito dará maior assertividade quando o assunto for manutenção de elevadores ou diagnóstico de doenças, permitindo tratamentos mais eficazes. E na educação, como falaremos em breve, irá personalizar a aprendizagem para cada aluno, tornando a educação mais eficaz e acessível.

 

  • Já a Internet das Coisas, que é uma rede de dispositivos conectados que se comunicam entre si, que coleta e transmite dados em tempo real, está revolucionando a forma como as empresas operam, levando maior eficiência e criando novas oportunidades de negócios.

 

Voltando a questões de saúde, entrará para monitorar as máquinas e equipamentos, alertando os operadores para problemas potenciais, antes que ocorram. Na agricultura, irá conferir cada detalhe das plantas, além da qualidade do solo e do clima. 

 

E nas cidades inteligentes, a meta é que seja inserida para gerenciar o tráfego, priorizar a segurança pública e criar um ambiente mais sustentável.

 

  • O blockchain é tão imprescindível quanto o álcool isopropílico para os hospitais e para a população em geral, que o usa para limpeza de machucados, etc. Esse conceito tecnológico gera registro distribuído e permite que as informações sejam armazenadas e compartilhadas de forma segura e descentralizada. 

 

E não para por aí, já que tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas e os governos verificam transações, mitigando erros e ampliando os lucros. Na indústria financeira, por exemplo, criará uma rede de pagamentos seguros e descentralizados, eliminando a necessidade de intermediários e reduzindo os custos. 

 

Já na imobiliária, registrará e verificará a propriedade de imóveis, eliminando a necessidade de intermediários e simplificando o processo de compra e venda, ou seja, cada detalhe será pautado por grande eficácia e menor acúmulo de stress para os colaboradores.

 

Como a tecnologia está criando novas oportunidades

 

Assim como uma bomba de vácuo move líquidos ou outros materiais durante a função de um aplicativo, de um lado para outro, a tecnologia e suas novas oportunidades mexem positivamente com as estruturas de uma sociedade.

 

Ou seja, não só amplia possibilidades de networking, mas também remodela o escopo pragmático da educação ou especifica com detalhes o que é a economia criativa. E é exatamente isso que veremos agora!

 

Educação

 

A tecnologia tem sido uma grande aliada da educação, permitindo o acesso a informações e conhecimentos que antes eram restritos a poucas pessoas. Hoje em dia, é possível estudar virtualmente com professores de diversas partes do mundo, fazer cursos online e adquirir novas habilidades por meio de plataformas de ensino.

 

Outra oportunidade é o EAD (ensino à distância). Com ele pessoas de diferentes locais e realidades fortalecem o conhecimento. Com a pandemia de Covid-19, por exemplo, foi uma modalidade ainda mais relevante, já que muitas escolas e universidades precisaram se adaptar ao ensino remoto.

 

Economia criativa

 

A economia criativa é uma das áreas que mais tem se beneficiado com o avanço da tecnologia. Com o uso de ferramentas digitais, novos produtos e serviços que antes eram impossíveis de serem produzidos, viram a luz do dia. 

 

Desta forma, permite que os empreendedores possam gerar mais lucros de qualquer lugar do mundo, através de plataformas de e-commerce e marketplaces. Quer mais? Pense no uso de plataformas de financiamento coletivo, como o Catarse. 

 

Artistas, escritores, designers e outros profissionais arrecadam dinheiro para financiar seus projetos, sem a necessidade de recorrer a bancos ou investidores.

 

Indústria 4.0

 

A indústria 4.0 é um termo que se refere à aplicação de tecnologias digitais na produção industrial. Isso inclui o uso de robôs, inteligência artificial, internet das coisas e outras que permitem uma produção mais eficiente e personalizada.

 

Com a indústria 4.0, surgem novas oportunidades de trabalho para profissionais que entendem de tecnologia e automação. Além disso, a produção mais eficiente e personalizada permite que as empresas possam criar novos produtos e serviços que atendam às necessidades específicas dos clientes.

 

Esses detalhes são apenas a ‘ponta deste iceberg’ gigantesco e que promete evoluir ano após ano. Portanto, fique atento, invista ao menos uma quantia mínima e evolua sua marca a ponto de ultrapassar a concorrência que, muitas vezes, não tem essa visão de longo prazo.

 

As inovações tecnológicas mais recentes cabem em qualquer setor e com criatividade, essa modelagem ficará perfeita.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.