Menu
carro

Aluguel de carro: vale a pena investir em 2023?

11 meses ago 0 9

O aluguel de carro é uma opção de aquisição temporária de um veículo tanto para empresas quanto para uso individual. Existem vantagens e desvantagens neste processo e a alternativa possui vantagens independentemente do quanto é gasto na locação.

carro

Esse processo exige documentação por parte do locador e locatário, pois sem elas não há como realizar o aluguel. O sistema ainda é um pouco burocrático, mas com a evolução digital, o envio da documentação tornou-se mais rápido e simples.

A tecnologia tem evoluído e tornou-se um facilitador na comunicação entre cliente e empresa, seja para a venda de um curso de comissário de voo homologado pela Anac, como também nos processos de locação de veículo.

Tudo se torna cada vez mais prático, cômodo e simplificado, sem que a qualidade no atendimento ao cliente seja afetada, ponto primordial para construir um relacionamento mais confiante e efetivo.

São os consumidores que movem a estabilidade de uma empresa e os que alugam carros obviamente não ficam alheios a essa realidade.

Mesmo que exista uma forte concorrência nesse segmento, assim como uma empresa que realiza laudo hidrogeológico pode ter, o cliente deve ser sempre o foco para que o negócio se destaque.

Afinal, se não houver clientes, não ocorrerão as vendas e, sem as vendas, a margem de lucros diminui, afetando a entrada de recursos, que podem ser direcionados para outras áreas importantes e que necessitam de impulso para continuar as atividades.

Como funciona a locação de um veículo?

Essa é uma dúvida frequente entre os locadores. Não basta apenas entrar em uma loja, escolher entre cor, modelo, ano, selecionar o veículo, perguntar pelo preço do aluguel, pagar e tudo está resolvido. Para locar um carro no Brasil, é necessário:

  • Ter acima de 18 anos;
  • Apresentar RG, CPF e comprovante de residência;
  • Possuir CNH válida para conduzir o veículo;
  • Cartão de crédito para processar o pagamento;
  • Ser residente e domiciliado no Brasil;
  • Apresentar o laudo de antecedentes criminais.

Esses são os documentos necessários para alugar um carro, um processo que se tornou bem mais simples depois da pandemia pela Covid-19 e muitas pessoas, que não possuíam veículo, para atender às emergências familiares, optaram pelo método da locação.

Normalmente, o pagamento das prestações mensais é realizado através do cartão de crédito, como no parcelamento dos serviços de limpeza dentária canina, que são valores um tanto quanto altos e, nesse caso, a clínica as recebe instantaneamente.

As leis brasileiras são diferentes das dos outros países, porém, quanto à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira, ela pode ser utilizada em países que fazem parte do Mercosul, como a Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

O que é necessário para alugar um carro?

Fora a documentação exigida, ainda existem alguns itens necessários para finalizar a locação do veículo, que serão destacados abaixo para conhecimento e esclarecimento:

  • Assinar o contrato;
  • Assumir responsabilidade pelo pagamento;
  • Apresentar um avalista se a locadora exigir;
  • Identificar a quilometragem do veículo;
  • Dar uma caução para garantir a locação;
  • Devolver o veículo no prazo estipulado;
  • Devolver o veículo com combustível no tanque;
  • Assumir a responsabilidade por qualquer tipo de dano;
  • Reconhecer a firma do locador e da locadora em cartório.

A caução é que garante o aluguel do carro e esse valor é devolvido após a vistoria e devolução do veículo. E como esse valor também é cobrado no cartão de crédito, depois desse procedimento, a locatária solicita à operadora a devolução desse valor.

Para efeitos legais, ainda que existam os contratos de gaveta, as empresas de instalação de persianas rolo devem sempre solicitar um avalista, para que ele se responsabilize pelo inadimplemento das prestações, que podem ocorrer, como algumas locadoras exigem.

No contrato de locação de carro o prazo para a devolução do veículo deve constar nas cláusulas contratuais e ser seguido rigorosamente para que multas não venham a ser cobradas, tampouco valores sobre as horas adicionais utilizadas.

Quando os veículos são alugados, e a locadora escolhida deve ter referência positiva no mercado, o tanque de combustível sempre vem com uma quantidade definida e na devolução do automóvel, a quantidade deve ser igual.

Se alguma avaria acontecer durante o processo de locação, todas elas devem ser solucionadas, porque a locadora não tem o dever de aceitar o carro de volta com danos que não estavam registrados na saída do veículo da loja.

Um ponto fundamental é saber se existe chave reserva carro, pois em caso de perda da original, a segunda pode ser usada e o valor da primeira é cobrado, quando o carro é devolvido.

Para que o contrato fique realmente de acordo com as exigências legais brasileiras, a assinatura do responsável pela locadora e do locador devem ter reconhecimento de firma em um cartório, através do tabelião responsável, na hora do atendimento.

Parece um processo burocrático e complicado, mas ele pode ser agilizado com as ferramentas digitais, como o WhatsApp, que facilita o envio dos documentos mais rapidamente e que também veicula informações sobre cortina valor.

Ao locar um carro, a data e o horário da devolução também constam dentro do contrato (o cliente é quem as define) e a maioria das locadoras concedem um tempo a mais de tolerância para a devolução, tempo esse acordado entre o cliente e a locadora.

Vantagens de alugar um carro

As vantagens dependem da finalidade da locação, seja para viajar, para participar de corridas, para passear ou simplesmente para realizar viagens a negócio, se o usuário não tiver um próprio ou da empresa. No entanto, alguns benefícios gerais costumam ser:

  • Fugir da aglomeração e do trânsito;
  • Economia de recursos com seguro (é parte da locadora);
  • As locadoras oferecem bons descontos;
  • O pagamento das mensalidades é parcelado em várias vezes;
  • O carro próprio fica preservado na garagem;
  • O contrato pode ser rescindido com antecedência;
  • As locadoras lucram mais com o aluguel;
  • Com a devolução no prazo, não há incidência de multas.

Para o consumidor vale a pena alugar um carro, pois é muito mais barato do que comprar um e as parcelas mensais com certeza são muito mais baixas do que um financiamento, mesmo porque os valores concedidos pelos bancos saem no mínimo o dobro.

A locadora também ganha no processo de aluguel. Isto gera muito mais lucro, assim como vender muitas unidades de portão articulado vertical (produtos caros, difíceis de serem vendidos, mas que aumentam substancialmente a entrada de recursos para a empresa).

O cliente ainda conta com a vantagem de poder rescindir o contrato antecipadamente ao tempo que foi acordado e esse ponto deve constar dentro dele, para que fique tudo muito bem claro entre a locadora e o consumidor.

Sendo assim, alugar um carro pode ser algo tão satisfatório quanto ganhar um troféu tênis em uma disputa.

O segundo processo exige muito empenho e o primeiro é facilitado por meio das diversas ferramentas digitais que existem atualmente.

Por fim, para o consumidor que nunca dirigiu um veículo 0 km, através do aluguel de um, esse sonho pode ser realizado, mesmo que por pouco tempo, mas vai valer a pena o investimento no pagamento das parcelas mensais.

Considerações finais 

Como foi visto neste artigo, durante a disseminação da pandemia no mundo e com a popularização do trabalho home office, as locações de carros passaram a ser muito mais acionadas, pois não havia a necessidade de ir a uma locadora física.

A pandemia amenizou, mas esse processo ainda continua sendo realizado pela maioria das pessoas, que dão preferência ao aluguel, do que utilizarem os veículos próprios, principalmente se a empresa arcar com todas as despesas que envolvem esse sistema. 

As vantagens aparecem tanto para a locadora quanto para o cliente e não importa para o que o aluguel é realizado, podendo ser viagens, passeios ou para a participação em eventos automobilísticos: é uma maneira de economizar combustível.

No entanto, uma boa pesquisa deve ser realizada para que o consumidor acerte na escolha da melhor locadora, que precisa ser referência no mercado de locação de veículos e, nesse sentido, ser responsável por aquilo que está oferecendo ao consumidor.

As respostas para as dúvidas frequentes com relação a esse assunto podem ser localizadas através da internet ou por meio de um amigo ou familiar que já adotou esse processo, para que o consumidor tenha certeza no momento de utilizar esse sistema. 

De forma geral, é um investimento que vale a pena, tanto para os locadores quanto para as locadoras e existe uma grande concorrência nesse segmento, basta apenas identificar qual é a melhor em termos de preços e parcelamentos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.