A criação e manutenção de uma rede de contatos, também conhecida como Networking, é uma prática cada vez mais valorizada e fixada no mundo dos negócios, seja no setor de disco diamantado, moda ou qualquer outro. E não para por aí.
Já que é por meio dela que se estabelecem conexões com pessoas que podem oferecer oportunidades de trabalho, parcerias de negócios, conselhos e suporte. No entanto, para ser eficiente, é preciso ter em mente algumas estratégias que podem ajudar a criar uma rede sólida e duradoura.
Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre a importância do tema para o dia a dia e sobre as formas de aproximação? Então, continue com a gente.
O que é networking?
Networking tem a ver com a construção e a manutenção de uma rede de contatos profissionais. Em outras palavras, essa é uma prática em que indivíduos se conectam a outros profissionais, compartilhando informações, conhecimentos e oportunidades de negócios.
Pense, por exemplo, numa marca de demolição controlada, seus gestores precisam de mão de obra, de parcerias e maquinários. Portanto, é dialogando com outros colaboradores e donos de empresas que chegarão ao sucesso. Nada é feito sozinho!
Esse conceito terá importância quando saem em busca de novos talentos ou então quando planejam reter os leads e transformá-los em clientes. E não para por aí, até porque, há estabelecimento de relações de confiança, gerando todo tipo de perspectiva.
Sem contar que é tão imprescindível quanto a aquisição de peças para ônibus para a manutenção, de tempos em tempos, desses grandes veículos. Haverá expansão da rede de contatos e aumento na visibilidade profissional, permitindo que os indivíduos fiquem atualizados sobre as novidades do mercado e possam se manter competitivos.
Como criar uma rede de contatos sólida e eficiente?
Conheça o seu perfil profissional
Antes de começar a construir sua rede de contatos (e até de tirar qualquer uma de suas ideias do papel), vale a pena conhecer e identificar quais são suas habilidades e competências.
Dessa forma, será mais fácil saber qual tipo de pessoa pode ser mais útil dentro de suas perspectivas. Ao mesmo tempo, some isso àqueles cidadãos que possam complementar suas habilidades e competências, ou que trabalhem em áreas de interesse para você.
Participe de eventos de networking
Uma das melhores formas de criar uma rede de contatos é participar de eventos de networking. São oportunidades únicas para conhecê-las, dialogar e moldar um trato mais fino com elas.
Comparativamente, é como se colocássemos rótulos adesivos para reconhecermos, mais facilmente, quem tem a ver com a gente e quem não tem. Lembrando que, há eventos presenciais, como feiras, congressos, palestras e encontros de negócios ou virtuais, como fóruns, grupos de discussão e redes sociais profissionais.
Seja autêntico e interessado
Quer outra perspectiva dentro da lista? Então reconheça a importância da autenticidade e do interesse mútuo, ou seja, tanto você precisa ser capaz de interessar-se pelo outro quanto essa nova pessoa ou marca parceira se aproximar de você.
Não adianta ir a um evento de networking com a intenção única de encontrar oportunidades para si mesmo. Nós percebemos quando alguém está sendo falso ou superficial, e isso pode prejudicar a construção de um relacionamento sólido. Por isso, aja com sinceridade e mostre interesse genuíno pelas pessoas com quem está conversando.
Mantenha contato
Logo depois que sair do evento e tiver cartões de visitas e números de WhatsApp em mãos, lembre-se de trocar ideias de vez ou outra, seja para questões do trabalho ou do dia a dia. Apenas tente não ser inconveniente.
É importante lembrar que a rede de contatos não deve ser usada apenas para buscar oportunidades de trabalho ou negócios, mas para troca de informações e conhecimento. Ficou sabendo de um workshop gratuito? Que tal compartilhar? Viu aquela promoção bombástica? Passe para seu parceiro!
Compartilhe informações e conhecimento
Uma rede de contatos eficiente não se resume a receber informações, mas também a compartilhá-las. Não há como negar que esse detalhe demonstrará valor para as pessoas de sua rede, e isso pode gerar novas oportunidades.
Mantenha-se atualizado sobre as tendências e novidades de sua área de interesse e compartilhe isso com as pessoas que conheceu em eventos de networking.
No fim das contas, a criação de uma rede de contatos pode ser um grande diferencial no mundo dos negócios. Só precisamos minimizar todos os riscos para não sermos taxados de aproveitadores.
Essa é uma ‘faca de dois gumes’, onde um ajudará o outro a chegar naquele objetivo. Para isso, como falamos antes (mas vale a pena frisar), conheça não só seu perfil profissional, como também participe de eventos, seja autêntico e interessado, mantenha contato e compartilhe informações e conhecimento.
Agora é a hora de tirar todas essas ideias do papel e colocá-las em prática para que sua lucratividade se amplie a curto, médio e longo prazo.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.