5 hábitos diários que estão drenando sua energia
Descubra mais sobre esses vazamentos de energia despercebidos
A gestão do tempo é um mito. A prática comum de fazer um cronograma para planejar o seu dia não funciona por causa de uma grande falha de design – ela pressupõe que você terá a mesma energia para realizar cada tarefa a qualquer momento.
A energia, no entanto, flutua ao longo do dia. E mais do que qualquer outra coisa, a nossa quantidade de energia determina o nosso desempenho na vida diária.
Muito poucos, no entanto, prestam atenção a este simples fato. Eles procuram pular de tarefa em tarefa, esperando ter um dia produtivo, mas são desviados do curso por causa de alguns hábitos que drenam sua energia.
Se você aprender a gerar e proteger sua energia, verá todos os seus problemas desaparecendo gradualmente. Então, aqui estão alguns hábitos diários que você pode mudar para experimentar um grande aumento em seus níveis de energia e usá-lo para fins mais elevados.
O hack de vida mais subestimado
Quando se trata de aumentar nossa energia, as pessoas correm atrás de truques malucos, como nootrópicos e tiaras de meditação. Mas eles esquecem uma das maneiras mais simples de evitar a fadiga e se sentir com mais energia – bebendo mais água!
Agora, antes de rolar para o próximo ponto, ouça-me. Waterlogic diz que “a funcionalidade de vários órgãos, nossa capacidade cognitiva e nosso humor são prejudicados em um grau alarmante se o conteúdo total de água do nosso corpo cair apenas 1%”.
Mesmo a desidratação leve aumenta a probabilidade de você cometer um erro em 114% , como se estivesse bêbado.
Quando você perde cerca de 2% do conteúdo de água, você começa a sentir sede, ponto em que já está em estado de desidratação . Os sintomas comuns de desidratação incluem fadiga, tontura e dores de cabeça.
Quando esqueço de beber água por muito tempo, percebo que fico um pouco mais mal-humorada, irritada, podendo até ter uma leve dor de cabeça. Nesse ponto, eu pegava uma xícara de café ou biscoito para me levantar sem perceber que tudo o que preciso fazer é beber água.
Como consertar isto
Quando se trata de beber água, as pessoas dizem: “Beba quando estiver com sede; fazer o que é natural.” Mas só funciona se aprendermos a ouvir as necessidades do nosso corpo. Geralmente estamos tão absortos no que estamos fazendo que esquecemos de nos hidratar mesmo quando sentimos sede.
A única maneira que encontrei para beber água suficiente é estabelecer uma meta para um galão por dia . Pode não ser apoiado pela ciência, e posso não acertar todos os dias, mas isso me mantém responsável.
Eu também mantenho uma garrafa de água de 2,2 litros na minha mesa, então eu não tenho que me levantar de vez em quando para tomar um copo de água.
Fazendo o dobro, mas com metade da atenção
Estou falando de multitarefa.
A multitarefa é o maior drenador de energia em nosso mundo moderno. É preciso uma tremenda quantidade de energia para ir e voltar entre as tarefas e fazê-las bem.
É do conhecimento geral que pode levar até 25 minutos para você se concentrar novamente uma vez interrompido. Imagine todo o esforço que desperdiçamos quando trocamos de tarefas rapidamente ou tentamos fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
No final do dia, não realizamos nada. E as coisas que realizamos também são de qualidade medíocre.
Multitarefas habituais tornam-se otários por irrelevância. Eles perdem a capacidade de se concentrar em uma coisa por um longo período. Eles perdem o poder de reunir energia suficiente para seguir um projeto até sua conclusão.
Não divida sua atenção em dez coisas. Concentre-se em um, e quando isso for feito, passe para o próximo. Lembre-se desta regra — uma coisa de cada vez; um pensamento de cada vez.
Consumir muito desta droga
Se você é um pouco sério sobre atingir seu potencial, eu sei que você não usa drogas. Mas estou falando de uma droga que é tão comum que quase todo mundo a usa, muitas vezes no momento em que sai da cama.
É cafeína.
Embora a cafeína faça você se sentir enérgico por algum tempo, quando seus efeitos começam a se desgastar, você se sente ainda pior. Isso é o que chamamos de “queda da cafeína”.
Isso acontece porque a cafeína não lhe dá nenhuma energia em primeiro lugar – ela apenas mascara o fato de que você está cansado . Quando essa cafeína é eliminada do seu sistema, o cansaço e a fadiga vêm à tona batendo à sua porta com ainda mais força.
O consumo de cafeína também perturba o sono, impedindo-o de restaurar seus níveis de energia.
Como consertar isto
Reduza o consumo de cafeína toda semana em uma xícara (ou meia xícara). Se você passar de beber 3 xícaras para peru frio, os efeitos da abstinência o debilitarão.
Depois de parar, você encontrará um fluxo constante de energia ao longo do dia, sem os altos e baixos.
Se você não consegue parar, consuma sua cafeína antes do meio-dia para que tenha menos chance de atrapalhar seu sono.
Tomando muitas decisões
Não há escassez de estimulação mental em nossas vidas. Parece que a vida é vivida entre breves momentos de descanso de e-mails, mensagens e notificações de mídia social.
Cada uma dessas notificações estimula o cérebro e sobrecarrega seus poderes. Toda vez que você resiste a uma notificação, está esgotando suas reservas de força de vontade e a preciosa energia cerebral.
Os psicólogos chamam isso de Fadiga de Decisão. Significa simplesmente que a capacidade de tomar boas decisões reduz quanto mais decisões você toma em um determinado dia.
Pesquisadores descobriram que, quando os prisioneiros compareceram perante os juízes para uma decisão de liberdade condicional, aqueles que compareceram pela manhã foram libertados em 70% das vezes. Considerando que aqueles à noite foram libertados em liberdade condicional apenas 10% do tempo. Esse padrão foi observado em 1.100 casos distribuídos ao longo de um ano.
Por quê? Simplesmente porque os juízes estavam cansados de tomar tantas decisões que suas reservas mentais foram tributadas no final do dia.
A fadiga da decisão é o motivo pelo qual você pode ficar com raiva dos colegas ou comprar junk food no supermercado no final do dia – seu cérebro não tem mais poder para tomar boas decisões.
Portanto, quanto menos escolhas você tiver na vida, mais energia terá para as coisas que importam. Isso significa que, se você passar quarenta minutos todos os dias experimentando roupas diferentes, já desperdiçou boa parte de seus poderes de decisão durante o dia.
Então simplifique sua vida. Remova as notificações de distração. Automatize boas decisões sempre que possível e você terá mais energia.
Uma coluna dobrada
Uma coluna curvada é uma das causas mais prevalentes de fadiga que vejo nas pessoas. Muito poucas pessoas têm a coluna reta quando estão em pé ou sentadas.
Quando relaxamos, a energia em nossa coluna não consegue chegar ao cérebro. Portanto, operamos apenas com uma fração do nosso potencial. Uma má postura coloca pressão indevida em várias articulações, ligamentos e músculos que não foram feitos para suportar esse tipo de peso.
Se isso já não fosse ruim, uma coluna curvada leva a uma respiração inadequada e superficial. Isso significa que você não está levando oxigênio suficiente para o cérebro, o que faz você se sentir distraído e cansado.
Uma coluna reta ajuda a respirar profundamente a partir da barriga e usar o diafragma para absorver a quantidade máxima de oxigênio.
Portanto, pegue uma cadeira ergonômica e faça questão de ficar em pé com os ombros para trás e relaxados. Praticar vários alongamentos e asanas de ioga como parte de sua rotina de exercícios também será de grande ajuda.
(Ah, e se você não se exercita regularmente, comece a fazê-lo. É uma maneira certa de manter o corpo em forma e ter mais energia no geral)
A linha inferior
Nenhum grande trabalho pode ser realizado sem energia. Todos aqueles que obtiveram sucesso em qualquer campo dominaram a arte de ser enérgico e proteger sua energia de vazamentos.
Aqui está a lista de drenadores de energia para uma rápida recapitulação:
- O truque de vida mais subestimado – beba mais água para ter um desempenho ideal
- Pare de multitarefa – concentre-se em uma coisa de cada vez
- Evite consumir cafeína completamente. Se isso não for possível, limite sua ingestão, para não atrapalhar seus níveis de sono e energia.
- Evite tomar muitas decisões.
- Simplifique sua vida. Bloqueie as notificações o máximo possível. Não dê poder a outras pessoas sobre o seu dia bombardeando você com decisões irrelevantes.
- Mantenha a coluna reta, independentemente do que estiver fazendo . Seja sentado ou em pé, uma coluna reta mantém você alerta, acordado e focado.