Menu

Como prevenir cáries dentárias de forma natural

2 anos ago 0 8

A cárie é um problema bucal bem comum que pode apresentar sérias consequências e, por isso, deve ser evitada.

Em geral, sua principal causa está associada à falta de higiene odontológica, mas também existem outras ações que devem ser tomadas para não só evitar o surgimento dessa doença bucal, como para manter a saúde e a estética do sorriso.

Sendo assim, uma das questões fundamentais está associada à visita regular a um profissional dentista, já que, além do clareamento consultório, o dentista poderá realizar uma série de outros procedimentos preventivos para cuidar do seu sorriso, e assim oferecer ainda mais qualidade de vida ao paciente. 

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as cáries e entenda como esse problema bucal pode ser tratado, além de conferir dicas sobre como prevenir o surgimento das cáries realizando apenas ações que cabem na sua rotina e, até mesmo, usando produtos 100% naturais. 

O que é a cárie dental?

A cárie nada mais é do que um tipo de dano nos dentes, como se fosse um machucado. Isso porque, elas são causadas pelos ácidos das bactérias bucais, que por sua vez acabam perfurando a dentição, passando pelo esmalte dentário e criando uma espécie de caminho para que essas mesmas bactérias cheguem a camadas mais profundas do dente. 

Dessa forma, é preciso saber que essas bactérias em questão nada mais são do que microrganismos bucais, que acabam se instalando na boca de maneira natural, mas que precisam ser controladas através da higiene da boca, que é justamente a escovação com o uso do fio dental. 

Entretanto, quando a devida limpeza não é feita, essas bactérias acabam potencializando a sua ação, usando os restos dos alimentos preso nos dentes como fonte de energia e, assim, aprofundando ainda mais as cáries, problema que pode levar a tratamentos como o enxerto de osso para implante de dente, por exemplo.

Dessa forma, é preciso saber também que a cárie pode apresentar sintomas extremamente desconfortáveis. Em geral, os sintomas nada mais são do que um sinal do seu corpo para alertá-lo de que alguma coisa está fora do lugar e que microrganismos estão atacando alguma parte do corpo. 

Confira a seguir alguns dos principais sintomas provocados pela cárie:

  • Dores de dente, principalmente ao mastigar;
  • Sensibilidade ao consumir bebidas e alimentos doces, quentes ou gelados;
  • Surgimento de pequenos furos escuros nos dentes;
  • Mau hálito;
  • Gengiva dolorida e inchada.

Na presença de qualquer sintoma, procure um dentista para identificar as possíveis causas antes que se agravem.

Como funciona o tratamento da cárie?

Quando o assunto é tratamento, a primeira coisa que devemos ter em mente é que é necessário a avaliação de um profissional dentista. Isso porque, as escolhas que devem ser tomadas dependerão do estágio da cárie e das circunstâncias específicas do problema. Sendo assim, apenas o profissional da área poderá indicar o melhor tratamento. 

Em geral, quando o paciente apresenta cáries que já atacaram o esmalte dentário provocou danos estéticos, por exemplo, além de pesquisar a respeito do clareamento dental quanto custa, muito provavelmente o paciente possa ter que realizar uma restauração dentária ou até mesmo a extração do dente, dependendo da extensão da cárie.

Qual a forma natural para que possamos evitar a cárie?

Existem algumas maneiras de evitar a cárie, mas para que essa ação preventiva seja efetiva, é preciso que o paciente realize todas essas ações em conjunto. 

A primeira delas é em relação à higienização bucal, que por si só é capaz de evitar não só as cáries, como também cerca de 90% de todas as doenças bucais.

Isso porque, a escovação e o uso do fio dental são capazes de limpar o resto dos alimentos dos dentes e matar parte das bactérias causadoras da cárie. 

Além disso, para que não precise se preocupar com as cáries ou com a necessidade de saber sobre o implante dentário preço médio, é preciso visitar o seu dentista de maneira constante.

Isso porque as consultas de rotina, de preferência a cada 6 meses, vão garantir que o profissional avalie sua saúde bucal e realize procedimentos de prevenção, como limpezas e até mesmo a aplicação de flúor. 

Por último, mas definitivamente não menos importante, antes de pesquisar a respeito de quanto custa um implante dentário, cuide da sua alimentação. Comidas ricas em açúcar acabam facilitando o desenvolvimento da cárie. Em contrapartida, alguns outros alimentos podem fortalecer a sua saúde bucal e deixar os seus dentes mais resistentes às bactérias.

Para mais conteúdos relacionados à Saúde, acesse nosso portal.