Cuidar da saúde bucal é muito importante. Sendo assim, é necessário buscar por cada vez mais informações para que seja possível garantir os melhores cuidados aos tecidos bucais e assim evitar o surgimento de doenças que por sua vez podem desenvolver sintomas, como dores de dente e até mesmo diminuir a qualidade de vida do paciente.
Entretanto, é preciso ficar atento, já que existem muitos mitos sendo ditos a respeito do que é bom e saudável de ser feito nos dentes ou na gengiva, que na verdade pode ser extremamente prejudicial. Nesse sentido, vale destacar que é sempre importante procurar a opinião e avaliação de um profissional dentista.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito dos mitos e verdades sobre os cuidados com a saúde bucal, para que possa tomar as decisões certas e realizar a devida manutenção dos tecidos da sua boca e assim evitar problemas como a cárie no dente, conquistando um sorriso não só saudável, como estético também.
Por que não precisamos de uma grande quantidade de pasta de dentes?
O primeiro mito que precisa ser desmentido é justamente a respeito da quantidade de creme dental que deve ser usada durante a escovação dentária. Isso porque, tentar imitar aquela onda bonita, vista em comerciais e propagandas é apenas desperdício, isso porque, uma maior quantidade de pasta na escova não aumenta a eficiência da escovação.
Além disso, quanto mais pasta de dentes você colocar na escova, maiores são as chances de você engolir o produto, já que o maior volume de creme dental vai formar ainda mais espuma.
Vale a pena destacar que engolir a pasta de dentes faz tão mal quanto desenvolver uma cárie dental e precisa tratá-la com um canal no dente.
Outro risco preocupante em relação ao exagero de pasta na escova é para com as crianças. Portanto, para garantir que os pequenos utilizem o creme dental com flúor de forma segura, o adulto deve supervisionar a quantidade aplicada, que deve ser mínima.
Em geral, as crianças não conseguem cuspir o produto direito e por isso podem acabar engolindo a pasta, o que por sua vez pode causar a fluorose, deixando os dentes com manchas, problema que terá de ser tratado no futuro, com clareamentos dentais ou até mesmo a utilização de lente de contato dental, por exemplo.
Quais algumas verdades sobre a saúde bucal?
Uma vez que começamos a destrinchar um grande mito relacionado a saúde bucal, confira a seguir algumas verdades a respeito da saúde bucal:
Cigarro causa gengivite?
O cigarro é extremamente prejudicial, não só para as gengivas, como também para os dentes e devido aos seus componentes químicos, pode causar gengivite, tártaro, placas bacterianas e até mesmo levar à necessidade de extração dos dentes, levando o paciente a precisar colocar uma prótese fixa.
Bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes?
A verdade é que o bicarbonato de sódio promove apenas um leve clareamento dental, mas em contrapartida desse ligeiro clareamento, o seu uso contínuo pode desgastar o esmalte dentário.
Para manter os dentes brancos e saudáveis é importante a consulta a um profissional capacitado como forma de prevenção.
Dentes sensíveis se fortalecem com flúor?
A sensibilidade dos dentes normalmente é desenvolvida devido a pequenos canais presentes na superfície dental, em maior quantidade na raiz e o flúor promove uma remineralização e fecha esses pequenos canais.
Quais alguns mitos sobre a saúde bucal?
Uma vez que conferimos as verdades relacionadas à saúde bucal, confira a seguir mais alguns mitos a respeito da saúde bucal:
Chá-verde escurece os dentes?
Também chamado de chá preto, é uma bebida que possui vários corantes e o ideal é não consumí-lo de maneira exacerbada.
Sendo assim, ao tomar de maneira moderada, junto com devida escovação, pode-se reduzir o escurecimento dentário.
Chiclete sem açúcar auxilia contra as cáries?
O grande problema dos chicletes ou balas é justamente o açúcar presente nesses produtos, que acabam provocando o aparecimento de cáries, que quando não são tratadas podem levar o dente a cair, fazendo com que o paciente precise usar uma prótese dentária fixa.
Entretanto, quando o chiclete não contém açúcar, ele pode ser até mesmo um grande aliado da saúde bucal, já que ajuda na produção de saliva, deixando a boca hidratada.
Para mais conteúdos relacionados à Medicamentos e Saúde, acesse nosso portal.