O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil e pode ajudar as empresas a aumentarem suas vendas. Isso porque o recurso possui versão comercial exclusiva para se dedicar aos negócios.
Mas para aproveitar seus benefícios, é necessário conhecer as características do público, saber quais são os melhores horários para publicar, quando enviar mensagens para os usuários, entre outras questões pertinentes.
É fundamental aperfeiçoar a conta e compreender os recursos que ela possui para potencializar as estratégias de marketing e vendas.
No Brasil, a plataforma possui 122 milhões de usuários e muitas empresas estão presentes dentro dela para divulgar seus produtos e serviços nos stories, por meio de anúncios pagos, reels, entre outras possibilidades.
É a plataforma perfeita para quem quer divulgar imagens de seus produtos e serviços porque é totalmente voltada para esse tipo de publicação. Aliás, essa característica é muito vantajosa porque o consumidor é extremamente visual.
Poder enxergar os produtos e serviços antes de comprar é fundamental para a decisão, e quando se trata de produtos de beleza, a lógica é a mesma.
Este artigo vai mostrar como usar o Instagram para negócios, apresentar alguns motivos para investir no setor de beleza e como vender esses produtos pelo Instagram.
Como usar o Instagram para os negócios?
Originalmente, as redes sociais foram criadas para promover a interação entre as pessoas, mas logo as empresas já perceberam o potencial desses canais para se comunicar com os clientes e vender.
O Instagram é uma das mais promissoras porque cresce continuamente, principalmente no Brasil, e para aproveitar todo o seu potencial nos negócios, algumas dicas são:
Usar uma conta comercial
A primeira coisa que uma loja de móveis para quarto escritório planejado pequeno precisa fazer é mudar sua conta para profissional.
Com um perfil de empresa, é possível incluir informações detalhadas sobre a companhia, incluindo telefone, endereço, site, entre outras.
Postar imagens de qualidade
O propósito do Instagram é compartilhar conteúdos visuais, como fotos e vídeos, mas no caso das empresas, eles precisam ser muito bem produzidos.
Fotografias mal enquadradas com celulares e de baixa resolução, assim como vídeos com ruídos ou problemas na imagem acabam afastando os seguidores, além de prejudicar a credibilidade do negócio.
O conteúdo precisa ser editado por meio do mecanismo da plataforma que permite a inserção de filtros. Também recomenda-se que a empresa utilize recursos externos para inserir efeitos exclusivos e organizar melhor as publicações.
Usar hashtag
Dentro do Instagram, a hashtag funciona como um tipo de filtro que permite aos usuários encontrarem mais publicações sobre um assunto.
Se um fabricante de cortina modelo prega macho quiser divulgar seus produtos de maneira ampla, deve usar a hashtag nas legendas e estar atento a marcas famosas sobre o segmento.
Existem aplicativos que mostram a melhor hashtag para usar na plataforma, de acordo com o tema escolhido pelo usuário.
Fazer stories
Os stories são um recurso muito poderoso e possibilita conversar diretamente com as pessoas, expor coisas da empresa de maneira rápida e fazer com que a marca permaneça na mente dos consumidores.
É a melhor opção de recurso para marcas que querem se aproximar mais de seu público. Mas para aproveitar essa ferramenta, é muito importante ser criativo, fazendo vídeos sobre o dia a dia da empresa e mostrando os bastidores da produção.
Também vale a pena oferecer itens para os usuários e incluir adesivos, textos, filtros, entre outros elementos que incrementam as publicações.
Por que investir no mercado da beleza?
Existem muitos motivos para uma pessoa investir no setor da beleza, seja para vender produtos, abrir uma clínica de estética, um salão de cabeleireiro e até uma academia. Quem opta por vender produtos encontra diversas vantagens, como:
- Setor em expansão;
- Atuar com produtos e serviços;
- Diversas opções de segmentos;
- Alta demanda;
- Clientes fiéis.
Assim como no caso de uma empresa terceirizada de cuidadores de idosos, o setor da beleza está em franca expansão, mesmo que o mercado passe por diversas crises.
Em 2020, com a crise trazida pela pandemia, foi um dos setores que mais cresceram. Além disso, é possível trabalhar tanto com produtos quanto com serviços, como no caso das franquias de cosméticos e maquiagens que oferecem cursos e treinamentos.
Também existem nos salões de beleza que prestam serviços de manicure e cabeleireiro e podem vender diversos tipos de produtos.
O mercado da beleza é multifacetado e essa característica permite que os empreendedores tenham diversas opções para investir e um público gigante para explorar.
O brasileiro se preocupa muito com a aparência e mesmo quando precisa economizar, acaba adquirindo algum produto de beleza, tanto é que de acordo com o IBGE, no Brasil, as pessoas gastam mais com beleza do que com comida.
Em um lar para idosos particular, os cuidadores precisam de produtos, como cremes hidratantes, shampoo e condicionador para manter os pacientes sempre bem cuidados, afinal, isso traz bem-estar e saúde.
Isso faz com que o setor dificilmente sofra com sazonalidades e tenha uma demanda grande o tempo todo. Pessoas de ambos os sexos e de todas as idades se interessam por esses produtos e costumam ser clientes fiéis.
Quando uma pessoa testa um produto de beleza e gosta do resultado, dificilmente vai trocá-lo por outro e isso acontece com todos os tipos de produtos, como cosméticos e maquiagem.
Por causa disso, é um dos setores mais fáceis de fidelizar clientes e manter o lucro previsível durante o ano todo.
Como fazer as vendas pelo Instagram
As vendas pela internet cresceram muito nos últimos anos e além das plataformas exclusivas, como no caso do e-commerce, as redes sociais também colaboram muito com esse comércio.
Até mesmo uma clínica veterinária especializada em cirurgia olho cachorro pode agendar consultas e avaliações pelas redes sociais. No entanto, vender produtos de beleza no Instagram é muito mais fácil, e algumas dicas para isso são:
Fazer parcerias com influenciadores
Uma das estratégias que mais ajudam a vender pelo Instagram é a parceria com os influenciadores digitais. São pessoas comuns que compartilham o seu dia a dia, mas que possuem uma grande quantidade de seguidores.
Muitas marcas já perceberam o potencial delas para indicar seus produtos e serviços, e essa ação é vantajosa porque as pessoas sabem que o influenciador fala exatamente aquilo que pensa quando utiliza uma solução.
Aqueles que possuem mais seguidores costumam cobrar pela divulgação, mas é possível fazer parcerias com pessoas que estão crescendo como influenciadores, enviando produtos para a divulgação.
Interagir com o público
Conversar com as pessoas, mesmo que pela internet, é uma forma para que um acompanhante de idoso noturno mantenha seu público sempre por perto.
Por meio do Instagram, quem vende produtos de beleza tem acesso a diferentes ferramentas de interação, como no caso das lives e enquetes.
Desde 2020, as transmissões ao vivo ganharam muito espaço nessas plataformas e o revendedor pode escolher um dia da semana para abordar um assunto que seja do interesse de seu público e relacionado aos produtos que vende.
Fazer boas legendas
Além de fotos de qualidade, é muito importante que as legendas sejam bem elaboradas e criativas. Entretanto, não existe muito espaço para ficar dando detalhes.
Uma clínica especializada em camuflagem de estrias na barriga, por exemplo, escreve diretamente a mensagem principal que deseja passar para o consumidor com a imagem publicada.
A linguagem precisa estar de acordo com as características do público e a postagem deve falar sobre assuntos que interessam para os seguidores. Com isso, fica mais fácil conquistar a empatia.
Usar os stories
Para acelerar ainda mais a venda de produtos de beleza pelo Instagram, vale a pena criar stories para demonstrá-los.
Uma dica é filmar o processo de aplicação ou fazer um antes e depois do uso do produto. O mais importante é variar as formas de demonstração para que as pessoas realmente se interessem pelas publicações.
Separar conteúdos nos destaques
Para ter um perfil bem completo na plataforma, uma empresa especializada em iluminação natural industrial pode separar seus conteúdos nos destaques. É uma forma de agrupar o que já foi publicado nos stories, de acordo com categorias.
Quem vende produtos de beleza pode fazer um destaque com maquiagem, outro para crimes, outro para produtos para o cabelo, ou seja, separando as publicações por categorias.
Isso é crucial, pois assim que um novo usuário acessar o perfil do vendedor, poderá ver os destaques e se interessar pelos produtos.
Considerações finais
O Instagram é uma excelente plataforma para vendas porque consiste em publicações totalmente visuais que ajudam a expor produtos e serviços dos mais variados tipos.
Seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, quem vende produtos de beleza tem uma chance muito maior de alcançar resultados satisfatórios com o Instagram.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.