O lead é o potencial cliente de uma empresa, geralmente identificado pelo seu nome, e-mail e telefone. Apesar de ser um termo utilizado majoritariamente no meio empresarial, o lead pode ser aplicado a qualquer tipo de relacionamento comercial.
O problema é que, às vezes, ocorre o desengajamento do lead. Isso significa que, apesar de ter sido identificado como um possível cliente da empresa, o lead não demonstrou mais interesse pelos produtos ou serviços oferecidos.
Nesse caso, é preciso tomar algumas medidas para recuperá-lo sem engajamento. Mas como fazer isso? Neste artigo, vamos mostrar como recuperar um lead sem engajamento, além de algumas dicas úteis. Acompanhe a leitura!
O que é um Lead desengajado?
Recuperar um lead desengajado significa reativar o interesse do cliente em potencial que não reagiu mais às suas campanhas de conteúdo ou às suas ofertas. Assim, você percebe que o lead não está fazendo o que costumava fazer e que tem seu engajamento parado.
Para recuperá-lo, é necessário criar uma estratégia bem elaborada com conteúdo que desperte o interesse do lead. Se você vende bota de segurança, por exemplo, é importante fornecer conteúdos informativos e interessantes sobre essa área, como posts sobre novidades do setor, benefícios das botas e promoções especiais.
Seja criativo e mostre ao lead que você entende seus problemas e pode ajudá-lo a encontrar as melhores soluções. Uma boa estratégia para isso é criar campanhas usando e-mails marketing ou anúncios em mídias sociais, segmentando o conteúdo para os usuários desengajados. Lembre-se de equilibrar o conteúdo informativo com alguma oferta de desconto específico, para que possa capturar o interesse do lead.
Quais os problemas de uma base desengajada?
O envelhecimento da base de leads é um dos principais problemas que sua loja online pode enfrentar. Quando os leads não estão engajados, sua empresa acaba tendo dificuldade em convertê-los. O resultado é uma base desengajada que impede que qualquer tipo de loja, seja de placa solar ou cosméticos, alcance o sucesso.
Felizmente, existem métodos eficazes para recuperar leads desengajados. Isso inclui segmentação personalizada, criação de conteúdo relevante, reformulação de campanhas e análise do comportamento do usuário. Essas são maneiras eficazes de recuperá-los sem engajamento para manter a lucratividade da sua empresa crescendo.
Recomendações para recuperar o engajamento dos seus leads
1. Importe-se com os leads desengajados
Recuperar leads sem engajamento é tão importante quanto a pintura epóxi da fachada da sua empresa. Por isso, é importante entender quanto vale cada lead e como a revisão periódica é essencial para a retenção de clientes. No entanto, é preciso ter cuidado para que não sejam desengajados, pois, neste caso, é fundamental intervir, para não perder tempo e dinheiro.
2. Investigue as razões do baixo engajamento
Recuperar leads sem engajamento pode ser difícil, especialmente se você não souber por que eles estão desengajados. O primeiro passo é investigar os motivos para o baixo nível de envolvimento.
Se o cliente estava em busca de uma escada de concreto pré-moldada, por exemplo, mas você ofereceu um produto diferente, a falta de engajamento pode ser uma resposta a essa incompatibilidade. Oferecer conteúdo e produtos relevantes pode motivá-lo a retomar o relacionamento.
3. Identifique e elimine e-mails de grupo
A recuperação de leads sem engajamento é possível, mas requer estratégia. Identifique os e-mails do grupo, eliminando-os da sua lista. Caso contrário, seu e-mail pode acabar nas caixas de entrada saturadas dos usuários e a recuperação de leads será mais difícil.
Para saber qual e-mail é o correto, você pode usar a ferramenta de análise de dados do seu software de marketing digital. Descubra quais contatos em sua lista se comportam com envios de e-mail em massa. Ao identificar e removê-lo, você estará mais perto de recuperar seu lead sem engajamentos.
4. Descubra qual é o interesse dos leads
Recuperar leads é uma parte importante de qualquer estratégia de marketing. Para melhorar sua taxa de conversão e aumentar seu ROI, você precisa entender o interesse do seu público-alvo.
No entanto, pesquisar e entender os interesses dos leads é uma tarefa difícil, mas é possível descobrir de forma eficaz, com as ferramentas certas. A pesquisa deve cobrir o histórico de compras, comportamento online, dados demográficos e muito mais.
Se feito corretamente, esta pesquisa pode ajudá-lo a aumentar significativamente sua taxa de conversão e aumentar a satisfação de seus clientes. Portanto, invista nesse método para obter resultados satisfatórios.
5. criar plano de reengajamento
Qualquer plano de reengajamento deve começar com a análise de leads não engajados. Como em qualquer empreendimento, é importante reconhecer o que está acontecendo antes de definir um plano de ação. Portanto, analisar o histórico de leads não engajados ajudará a identificar potenciais clientes que podem ser recuperados.
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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais