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Marketplace

Plataformas de Marketplace para o seu negócio

2 anos ago 0 21

Vender por Marketplace é uma coisa que muitos lojistas têm feito para alcançar bons resultados com suas plataformas de vendas. Para quem está começando agora, esse shopping virtual é uma excelente opção para divulgar a marca.

Tudo o que o lojista precisa fazer é escolher os produtos que quer comercializar, selecionar em qual plataforma vai fazer isso e entender quais são os termos de uso que ela impõe.

Cada marketplace possui um tipo de política de parceria e é preciso estar atento para aproveitar o potencial do recurso. O fato é que esses canais de vendas são um grande sucesso e muitos consumidores compram por meio deles.

Eles trazem mais segurança na aquisição de produtos e serviços pela internet, tendo em vista que, infelizmente, existem muitas lojas virtuais que são criadas apenas com o intuito de dar golpe.

Quem está começando a trabalhar com e-commerce agora sabe da enorme dificuldade em conquistar a confiança dos consumidores nesse sentido, mas pode contar com toda a credibilidade dos marketplaces.

Para ajudar esse processo, este artigo vai explicar o que é marketplace, dar algumas dicas para vender por meio deles e apresentar as vantagens de anunciar os produtos nessas plataformas.

O que é Marketplace?

Marketplace é um portal de e-commerce colaborativo que funciona, como se fosse um shopping virtual, reunindo ofertas e produtos de vendedores diferentes. O cliente compra tudo o que precisa em um único lugar, por exemplo:

  • Eletrodoméstico;
  • Eletroeletrônicos;
  • Roupas;
  • Livros;
  • Utensílios de cozinha;
  • Móveis.

É possível comprar praticamente de tudo, porque essas plataformas reúnem lojistas e consumidores para comparar produtos de maneira mais ágil, trazendo mais praticidade para o cliente.

É diferente, por exemplo, de acessar o site de uma casa de recuperação de drogas, em que somente os serviços dessa empresa são oferecidos nesse canal.

O marketplace também conta com muitos produtos semelhantes no mesmo espaço, por essa razão, o lojista precisa saber se diferenciar dos concorrentes, agregando valor ao seu produto.

Passos para vender em um Marketplace

Tendo em vista que a concorrência nessas plataformas é muito grande, embora elas sejam muito úteis para quem vende e quem compra, é interessante conhecer algumas maneiras de se destacar e vender mais. São elas:

Escolher uma plataforma

Existem diferentes plataformas de marketplace que podem ser usadas pelos lojistas, e para escolher a melhor opção, é fundamental conhecer o nicho de mercado que o canal atende.

Supondo que o lojista seja especializado em materiais esportivos, deve procurar uma plataforma focada nesse tipo de produto.

Esses canais aceitam diferentes tipos de mercadorias, mas uma pessoa que está procurando algo específico, vai acessar uma plataforma condizente.

Por exemplo, se alguém quiser mandar fazer placa em acrílico transparente com logo, vai procurar uma empresa especializada em vez de ir a uma loja de roupas, e com o marketplace é a mesma coisa.

A diferença é que o lojista não precisa vender só no canal especializado naquilo que ele oferece, mas é sempre bom marcar presença nesses canais, pois assim a marca prioriza a melhor opção para ela.

Providenciar a documentação

Várias plataformas vão exigir o cadastro por meio do CNPJ do negócio, enquanto outros vão solicitar outros documentos, como comprovante de inscrição estadual, declaração de regime de tributação e consulta pública ao cadastro do estado.

No caso de estabelecimentos físicos, pode solicitar o alvará de funcionamento, certidão negativa de débitos tributários, trabalhistas, previdenciários, falência e concordata, além da certidão de distribuição de ações e execuções civis e criminais.

Também existem aqueles que solicitam o contrato social atualizado, entre outros documentos, dependendo da necessidade.

Depois que o lojista fizer o cadastro de solicitação é que a empresa vai enviar um e-mail com a lista de documentos necessários. Embora pareça algo muito complicado, a maioria da documentação pode ser obtida na internet com o CNPJ.

Cadastrar os produtos

Depois que a autorização for emitida, uma confecção de pijama infantil em atacado vai receber os dados de acesso para a área administrativa do sistema e assim já pode começar a vender.

O lojista pode ficar tranquilo porque ninguém terá acesso à plataforma, assim como ele não terá acesso aos dados de ninguém.

Para cadastrar os produtos, é importante inserir corretamente as informações sobre eles, como:

  • Imagens;
  • Preço;
  • Descrição;
  • Título da descrição;
  • Tamanho;
  • Peso;
  • Medidas;
  • Política de frete.

Se o lojista quiser (o que facilita muito a venda) é falar um pouco sobre os benefícios que a mercadoria oferece. Se a marca tiver uma loja virtual, pode integrá-la ao marketplace para facilitar ainda mais a comercialização.

A integração diminui o volume de trabalho, uma vez que o lojista não precisa cadastrar os produtos duas vezes, além de poder enviar automaticamente os produtos, receber os pedidos feitos nas plataformas e atualizar o estoque em ambas.

Começar a vender

Depois de passar por todas as outras etapas, um fabricante de tela mosquiteira removível só precisa começar a vender.

O marketplace vai se responsabilizar por atrair o tráfego de usuários para o site, e a partir disso começar a converter as pessoas em clientes.

Todo o investimento em marketing e na infraestrutura da plataforma é feito por meio desse canal. Por isso, a cada venda realizada, o lojista precisa pagar uma comissão para o site, mas o pagamento só acontece se a venda for finalizada.

Ter uma boa logística de entrega

O lojista precisa estar muito atento quando receber um pedido porque precisa organizar os processos logísticos de seu negócio.

A separação e a entrega do produto é responsabilidade de quem vende, e quem já tem uma loja virtual pode replicar sua logística.

Estar atento às oportunidades

Por fim, uma empresa que vende ferramentas para projeto de hidráulica de piscina precisa estar sempre atenta às oportunidades de vendas.

Além disso, um bom empreendedor é aquele que está sempre acompanhando as tendências do mercado e que tem capacidade de investir em outros setores.

Isso vai ampliar a gama de produtos que ele oferece no marketplace, trazendo mais oportunidades de vender.

Vantagens de anunciar em um Marketplace

Trabalhar com marketplace traz muitas vantagens para os lojistas, e uma delas é a facilidade para começar a anunciar. O vendedor nem mesmo precisa de uma loja virtual própria e só precisa se preocupar com a publicação das mercadorias.

Toda a estrutura, gastos com manutenção e estratégias para atrair visitantes, como no caso do marketing digital, ficam por conta do marketplace. Por isso, tudo o que a empresa precisa fazer é começar a vender.

Para um fabricante de ferramentas para oficina mecânica perto de mim, o marketplace é a oportunidade de gerar muitos negócios, além de ampliar a presença da marca nos canais digitais.

O recurso também aumenta a visibilidade dos produtos, algo muito importante para quem está começando a vender na internet agora, tendo em vista que é muito difícil alcançar visibilidade e atrair a atenção das pessoas.

Além do mais, os produtos são visualizados por uma grande quantidade de usuários nessas plataformas, visto que elas recebem um volume de procura muito extenso.

Tudo o que a marca vende fica exposto em prateleiras virtuais dos maiores nomes da internet quando se trata de loja online. E para potencializar ainda mais as vendas, o lojista pode anunciar em quantos marketplaces quiser.

Isso faz com que uma confecção de saia jeans longa evangélica aumente a exposição de suas mercadorias e as chances de comercialização.

A quantidade de marketplaces que vai receber os anúncios de uma empresa vai depender exclusivamente do lojista, tendo em vista que as diferentes plataformas também apresentam diferentes estratégias para o trabalho.

Uma coisa que o consumidor moderno procura na hora de comprar pela internet é se sentir seguro, visto que grande parte das plataformas de vendas é composta por empresas consolidadas no mercado e que conquistaram o reconhecimento do público.

Anunciar com uma marca tradicional traz mais credibilidade e deixa os clientes tranquilos para finalizar as compras. O consumidor sabe que o marketplace tem seriedade e vai oferecer uma boa experiência.

Assim como no caso de uma escola que oferece curso técnico de cuidador de idosos, os lojistas que querem anunciar nesses canais precisam atender diversos requisitos de legitimidade e comprometimento.

Eles precisam ter CNPJ, emitir nota fiscal, entre outras exigências, o que qualifica melhor os vendedores e traz mais segurança para a operação.

Considerações finais

Quem está começando a vender pela internet agora pode contar com a ajuda do marketplace para alcançar os consumidores e obter bons resultados.

Várias plataformas podem ser trabalhadas pelas empresas, o que aumenta ainda mais a exposição dos produtos e ajuda a conquistar clientes. Mas para que os resultados sejam satisfatórios, é fundamental seguir o passo a passo mostrado neste conteúdo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.