Menu
assédio moral

Como implementar um canal de denúncias eficaz para combater o assédio

2 meses ago 0 22

Como implementar um canal de denúncias eficaz para combater o assédio 

A Lei 14.457/22 torna obrigatório o combate ao assédio nos locais de trabalho, e entender o que é assédio moral é fundamental para a sua erradicação. A importância do canal de denúncias nesses casos é de promover uma cultura de respeito e dignidade, incentivando as denúncias de irregularidades e protegendo a identidade dos denunciantes.  

A importância de um canal de denúncias eficaz no combate ao assédio moral

Afinal, o que é assédio moral? Essa forma de violência se caracteriza por toda e qualquer prática de discriminação no local de trabalho, além de práticas de corrupção, humilhação, falta de condições adequadas à realização das atividades, além de violência verbal e física.

A importância do canal de denúncias ante essas irregularidades, que ferem a Lei 14.457/22, é oferecer segurança e confiabilidade às vítimas dessas violências ao realizarem denúncias. Dessa forma, a empresa poderá fazer o acolhimento das vítimas e proceder com as medidas adequadas, seja por ações disciplinares imediatas, seja pelo acompanhamento jurídico.

Criando um canal de denúncias acessível e seguro para todos os colaboradores

Algumas plataformas oferecem um canal de denúncias eficaz e de fácil implementação para pequenas e grandes empresas. Através de variadas interfaces, as denúncias podem ser realizadas 24 horas por dia, todos os dias da semana, através de ligações gratuitas, pelo site ou aplicativo.

A plataforma oferece a opção de “anonimato” no momento da denúncia, o que protege a identidade do denunciante. O anonimato e segurança precisam ser garantidos, pois muitas vítimas de assédio moral não realizam denúncias por medo da retaliação e ameaça aos seus empregos. Além de garantirem a confidencialidade e anonimato.

Estabelecendo um processo claro e imparcial para apuração das denúncias

É necessário também haver um procedimento claro e imparcial na apuração de denúncias, com o intuito de promover um ambiente ético e justo no trabalho. Nesse sentido, é preciso organizar ou contratar uma equipe de investigação bem treinada, com um compromisso firme com a ética e justiça da empresa.

Após o recebimento seguro e registro da denúncia, a equipe de investigação deve realizar uma avaliação de maneira imparcial, para que não haja um conflito de interesses entre os membros da equipe e o caso investigado. Após a coleta de evidências e novas análises, se a irregularidade for confirmada, podem ser aplicadas ações disciplinares ou jurídicas, a depender da gravidade do caso. 

Comunicando de forma transparente as medidas tomadas em cada caso

Durante todo o processo de recebimento e apuração das denúncias, se acordado, o denunciante será notificado sobre o andamento e os resultados de cada etapa da investigação, sempre respeitando os limites de confiabilidade e anonimato.

É interessante, como é prática na Contato Seguro, fornecer um feedback ao denunciante sobre as ações tomadas, se for apropriado. Essa ação garante o monitoramento e melhorias no processo de tratamento das denúncias.

Promovendo a cultura do diálogo e do respeito no local de trabalho

De acordo com pesquisas, alguns grupos estão mais sujeitos ao assédio moral no ambiente de trabalho, como mulheres, negros e pessoas idosas. E, como agravante, muitas empresas não disponibilizam um canal de denúncias para este fim.

Além de incentivar denúncias em casos de assédio, as empresas devem prezar por ações não-discriminatórias, promovendo uma maior diversidade e inclusão no local de trabalho. Também devem favorecer condições igualitárias para a realização do trabalho, e de promoções justas para todos os funcionários.

Treinando os colaboradores sobre o uso do canal de denúncias

O processo de combate ao assédio no local de trabalho e a conscientização da importância do canal de denúncias precisa ser realizado de maneira contínua, com a participação de todos os colaboradores. 

Quando usado de maneira justa e eficaz, essa ferramenta promove a confiança e respeito entre os funcionários e a melhor produtividade no ambiente de trabalho.